Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
25 de maio de 2016

Famecos tem representante no Intercom Sul 2016

Otávio Daros apresenta artigo sobre produção de conteúdo digital de fãs
Por Júlia Bueno
Estudante da Famecos apresenta artigo do fórum brasileiro sobre Britney Spears (Foto: Arquivo Pessoal)

Estudante da Famecos apresenta artigo do fórum brasileiro sobre Britney Spears (Foto: Arquivo Pessoal)

Entre os dias 26 e 28 de maio acontece, em Curitiba, a 7˚ edição do maior evento regional de comunicação. O Intercom Sul 2016 conta com a participação do aluno da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Otávio Daros. O estudante irá apresentar o artigo Rebellion: forma e conteúdo do fórum brasileiro sobre Britney Spears, com base na pesquisa de monografia, orientada pelo professor Francisco Rüdiger.

No trabalho, tópicos como a função das celebridades no capitalismo, a produção de conteúdo dos fandoms e a organização dos fãs em comunidades na internet são abordados. Daros escolheu o tema pois o objeto da pesquisa, um fórum de fãs chamado Rebellion, fez parte da adolescência do aluno e o apresentou a pessoas de várias partes do Brasil.

Para ele, participar do  Intercom Sul 2016 é uma grande experiência. “Essa é uma oportunidade de apresentar minha pesquisa para professores e colegas de outras instituições, discutir sobre ela, desconstruindo e construindo ideias. Também vou assistir trabalhos de outros acadêmicos, participar de oficinas e palestras”, comenta.

A respeito do assunto principal do encontro, acrescenta que o debate é propício para o momento atual. “Em um país como o Brasil, onde grande parte da população se informa através dos meios de comunicação, que muitas vezes desconhecem seu compromisso em colaborar para a educação, discutir sobre o assunto é válido”, completa.

Daros integra o Grupo de Imagem e Imaginários do Programa da Pós-Graduação da Famecos desde o final de 2013. Com a equipe, ele ajudou a organizar duas conferências e participou do Intercom Nacional, em 2015, que ocorreu no Rio de Janeiro. Segundo ele, “pesquisar, entre muitas coisas, é ler, organizar ideias, conhecer novos autores, questionar sobre um problema. Consequentemente, nos tornamos profissionais com mais perspectivas e bagagem”.

O tema do congresso deste ano é Comunicação e Educação entre Fronteiras: caminhos integrados para um mundo em transformação, que visa discutir um conjunto de vivências direcionadas para a formação de receptores autônomos e críticos. É promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), instituição cujo objetivo é fomentar e trocar conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. Debates sobre tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, entre outros são estimulados. Como incentivo a desenvolver uma produção científica, alunos e recém-graduados em Comunicação podem participar.

A programação do evento está disponível no site.

 

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org