Roda de chimarrão, rivalidade Gre-Nal e muita receptividade marcaram o final da tarde de quarta-feira, 28 de outubro, na Faculdade de Comunicação Social da PUCRS. O dia foi especial pela recepção aos 12 estudantes chineses que participarão do Programa de Mobilidade Acadêmica na Faculdade de Letras e na Famecos. “Desde agora são famequianos”, enfatizou a professora Ana Steffen, coordenadora do núcleo Famecos Sem Fronteiras, do Espaço Experiência, na abertura do evento.
O objetivo do encontro foi a integração dos estrangeiros com os atuais alunos do prédio 7. Participaram, além dos jovens, a diretora da Faculdade Mágda Rodrigues da Cunha , os coordenadores dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas e professores em geral. Também estiveram presentes representantes do Programa de Mobilidade Acadêmica da PUCRS.
O evento teve o propósito de apresentar algumas culturas e tradições gaúchas para os orientais. Para facilitar a comunicação, os chineses adotaram seus nomes traduzidos para o português. Com estranheza e desconfiança, botavam a boca cautelosamente na cuia do chimarrão, alternando caras de aprovação e amargura após a degustação. “Gostei do chimarrão”, afirmou Luís (Lu Yang), um dos intercambistas.
Depois de ser apresentado um vídeo institucional da Famecos, foi declamada uma poesia de autoria da aluna do terceiro semestre de Relações Públicas Alina Souza. Com belas palavras, ela recebeu os asiáticos. Posteriormente, cada um dos presentes na sala se apresentou. Os famequianos davam boas-vindas. Os estrangeiros agradeciam. Alguns com uma fluência impressionante na língua portuguesa. Outros, nem tanto.
Os carismáticos chineses elogiavam o caráter receptivo tanto dos alunos, quanto dos professores da Universidade. Manoela, uma das chinesas, gostou tanto do período de estudos na Famecos, que resolveu voltar para fazer o seu mestrado, na área de Jornalismo. Isso mesmo. Ela foi uma das intercambistas da primeira turma e hoje retorna como aluna de pós. “As pessoas são muito simpáticas aqui”, conta, admirada.
Como não podia deixar de ser, o futebol acabou entrando na roda de assuntos. Nuno (Gong Song), confessou ser um grande admirador do esporte, declarando admiração pelo Grêmio. “Gosto muito de futebol. Espero poder jogar com os brasileiros daqui, que são muito bons”, disse. O professor colorado Fábian Chelkanoff tratou de trazer os intercambistas para o seu lado. “Aqui no Rio Grande do Sul, quem manda é o Internacional, o time que será campeão brasileiro de 2009”, garantiu.
Inteirados com os costumes do Rio Grande do Sul, os chineses já se sentem em casa na Famecos.