Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
INTERCÂMBIO
14 de janeiro de 2014

Famequiana defende dissertação de Mestrado em Londres

Luana Kaderabek realizou estudo em Antropologia Digital pela University College London
Por Luiza Coelho
Formada pela Famecos em 2005, Luana Kaderabek foi avaliada com distinção pela tese de Mestrado na University College London (Foto: Reprodução/Facebook)

Formada pela Famecos em 2005, Luana Kaderabek foi aprovada com distinção pela dissertação de Mestrado em Antropologia Digital na University College London (Foto: Reprodução/Facebook)

“Sempre tive o sonho de morar fora e o fato de não falar inglês só fazia esse desejo ficar ainda mais latente”, diz Luana Kaderabek, formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS em 2005 e, agora, Mestre em Antropologia Digital pela University College London (UCL) – considerada a quarta melhor universidade do mundo. Com o título Além dos muros: As constelações de práticas interligadas a respeito da arte de rua no leste de Londres e do meio Instagram, a dissertação da famequiana foi aprovada com distinção.

A pesquisa mostra como obras de arte urbanas no leste de Londres diferem do grafite underground dos anos 70 e de outras culturas. Luana explica: “Na cidade, a arte urbana segue uma tendência mais relacionada com pop art, num diálogo aberto com a audiência”. E, falando em audiência, o estudo chega a ela através do ato de tirar fotos via Instagram. O que, segundo o estudo, não é uma atividade banal ou superficial. “Essa nova mídia tem um papel importante na identidade das pessoas, bem como no crescimento da cena artística local. Minha pesquisa destaca como as imagens (semelhantes às peças de arte de rua) não só representam, mas também performam relações sociais e cultura”, afirma.

Para Luana, a motivação para realizar o estudo veio do dia a dia: “Muitas vezes me vi parando para tirar uma foto de arte de rua. Essa relação começou a se intensificar e observei que outros também tiravam fotos, inclusive pessoas que só tiravam foto de arte de rua no Instagram”. Ela mora em Shoreditch, área sobre a qual fez a pesquisa. “É conhecida por ser uma zona mais pobre se comparada com a zona oeste, mas muito valorizada por ser considerada o centro criativo da cidade. Lá é onde os jovens criativos se reúnem com as principais startups, bares, galerias de arte, eventos. É uma área culturalmente efervescente”, conta.

Luana começou a planejar a viagem no final de 2007, quando recebeu a confirmação de que havia obtido cidadania francesa por parte da avó paterna. Na época, trabalhava há cinco anos na agência Escala. “A estabilidade profissional não foi motivo pra adiar os planos, muito pelo contrário”, revela. Embarcou para Londres no início do ano seguinte.

Nos primeiros dois anos, o foco era estudar inglês. Por isso, Luana viajou bastante e trabalhou de vendedora a atendente em parque. “Quando a lingua já não era mais uma barreira, comecei a procurar trabalhos na área, fiz alguns estágios na área de Relações Públicas e de pesquisa e terminei trabalhando na WGSN, principal empresa de pesquisa de tendências”, relata. Na mesma época, se inscreveu para o mestrado em Antropologia Digital na University College London (UCL). Lá,  conheceu o antropólogo Daniel Miller, para quem deu assistência em trabalho de campo no projeto Global Social Media, que acontece em diversos países.

Luana recomenda a experiência. “Londres deu uma guinada na minha vida: conheci outras maneiras de viver e ver o mundo; aprendi inglês; virei antropóloga e atualmente trabalho com projetos nas áreas de ‘think tank’, pesquisa de tendências e antropologia para WGSN e outras empresas. Tive a sorte de não precisar de visto, mas encorajo qualquer pessoa que tenha oportunidade e interesse, com ou sem cidadania estrangeira, a vivenciar uma temporada fora”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org