Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
12 de junho de 2017

Famequiana recebe Prêmio Compós com pesquisa sobre Netflix

Compós é um dos principais prêmios de pesquisa em comunicação
Por Manoella Almeida
Camila Saccomori recebe Menção Honrosa por sua dissertação. (Foto: Arquivo Pessoal)

Camila Saccomori recebe Menção Honrosa por sua dissertação. (Foto: Arquivo Pessoal)

A jornalista Camila Saccomori representou a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS no Prêmio Compós, em 2017. A profissional participou e recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Compós em sua dissertação de mestrado. O tema “Práticas de binge-watching na era digital: novas experiências de consumo de seriados em maratonas no Netflix” foi a temática que a levou a receber o reconhecimento.

A Compós – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação –  tem como objetivos principais “o fortalecimento e qualificação crescentes da Pós-Graduação em Comunicação no país; a integração e intercâmbio entre os Programas existentes, bem como o apoio à implantação de novos Programas; o diálogo com instituições afins nacionais e internacionais; o estímulo à participação da comunidade acadêmica em Comunicação nas políticas do país para a área, defendendo o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento teórico, cultural, científico e tecnológico no campo da Comunicação.”

Na dissertação Camila abordou um assunto que tem popularidade atualmente. No entanto, entre 2013 e 2014, quando o tema foi estudado, o sucesso da plataforma de streaming Netflix não era tão nítido. “Sempre tive interesse no assunto seriados – primeiro de forma pessoal, como espectadora, e depois migrou para o campo profissional, como jornalista”, comenta. Durante o desenvolvimento do projeto algumas mudanças foram necessárias, trocando o enfoque sobre o produto para o consumidor-final. A profissional explica que, durante esse processo, encontrar uma metodologia de pesquisa que funcionasse para atingir o seu objetivo foi uma das grandes dificuldades encontradas. “Outro desafio foi não escrever mais do que 250 páginas”, brinca.

A familiaridade com a temática foi um fator positivo. “Meu orientador sempre me dizia que para ficar dois anos em cima de um tema é mais do que importante e imprescindível amar e ter intimidade com o assunto”, afirma Camila. Para o professor e orientador da pesquisa, André Pase, a temática se torna relevante por abordar um conteúdo que está sendo debatido e também por, finalmente, ir a campo para entender o que muda com esse novo comportamento dos espectadores. Ambos acreditam que a importância do Prêmio Compós é significativa pois contribui para que os estudantes dos programas de pós-graduação continuem seus esforços em busca de trabalhos de excelência e isso influencia positivamente a pesquisa em comunicação. “É um orgulho imenso concorrer com outros trabalhos e um orgulho maior ainda de ganhar um reconhecimento deste porte”, declara Camila.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org