A jornalista Camila Saccomori representou a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS no Prêmio Compós, em 2017. A profissional participou e recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Compós em sua dissertação de mestrado. O tema “Práticas de binge-watching na era digital: novas experiências de consumo de seriados em maratonas no Netflix” foi a temática que a levou a receber o reconhecimento.
A Compós – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – tem como objetivos principais “o fortalecimento e qualificação crescentes da Pós-Graduação em Comunicação no país; a integração e intercâmbio entre os Programas existentes, bem como o apoio à implantação de novos Programas; o diálogo com instituições afins nacionais e internacionais; o estímulo à participação da comunidade acadêmica em Comunicação nas políticas do país para a área, defendendo o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento teórico, cultural, científico e tecnológico no campo da Comunicação.”
Na dissertação Camila abordou um assunto que tem popularidade atualmente. No entanto, entre 2013 e 2014, quando o tema foi estudado, o sucesso da plataforma de streaming Netflix não era tão nítido. “Sempre tive interesse no assunto seriados – primeiro de forma pessoal, como espectadora, e depois migrou para o campo profissional, como jornalista”, comenta. Durante o desenvolvimento do projeto algumas mudanças foram necessárias, trocando o enfoque sobre o produto para o consumidor-final. A profissional explica que, durante esse processo, encontrar uma metodologia de pesquisa que funcionasse para atingir o seu objetivo foi uma das grandes dificuldades encontradas. “Outro desafio foi não escrever mais do que 250 páginas”, brinca.
A familiaridade com a temática foi um fator positivo. “Meu orientador sempre me dizia que para ficar dois anos em cima de um tema é mais do que importante e imprescindível amar e ter intimidade com o assunto”, afirma Camila. Para o professor e orientador da pesquisa, André Pase, a temática se torna relevante por abordar um conteúdo que está sendo debatido e também por, finalmente, ir a campo para entender o que muda com esse novo comportamento dos espectadores. Ambos acreditam que a importância do Prêmio Compós é significativa pois contribui para que os estudantes dos programas de pós-graduação continuem seus esforços em busca de trabalhos de excelência e isso influencia positivamente a pesquisa em comunicação. “É um orgulho imenso concorrer com outros trabalhos e um orgulho maior ainda de ganhar um reconhecimento deste porte”, declara Camila.