Marco Gudolle, ex-aluno da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da PUCRS, participou, em 22 de novembro, do 38º Annual International Emmy Awards, em Nova York. O jornalista, formado no segundo semestre de 2003, concorreu ao prêmio de melhor documentário com o filme Kuarup: A alma perdida vai voltar, que retrata um ritual dos índios do Alto do Xingu em homenagem aos mortos. Em especial, o documentário foca a cerimônia que homenageia o sertanista Orlando Villas Bôas, que dedicou quase toda sua vida às demarcações territoriais indígenas.
O ex-aluno da Famecos conta que a GloboDOC prepara novos títulos para 2010 e já foram fechadas parcerias com emissoras de mais de 30 países para as exibições. “O documentário é uma maneira peculiar de contar histórias, abre inúmeras possibilidades narrativas e permite conhecer e apresentar qualquer tema com mais profundidade do que uma reportagem comum”, diz Marco Gudolle.
A maioria dos premiados foram produções britânicas. O prêmio de melhor documentário foi para Mom and the Red Bean Cake, que trata de uma dona de casa com câncer estomacal que vende bolos de feijão vermelho para comprar uma casa para seus dois filhos pequenos.