Fernando Campos (E), presidente do Clube, e Guilherme Jahara durante uma das palestras (Foto: Rafaela Decarli)
Incentivar a criatividade da propaganda brasileira. Esse é o objetivo do Clube de Criação, associação que há 40 anos reconhece e premia os trabalhos publicitários através do Festival do Clube de Criação. Na edição 2015, os alunos de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Rafaela Decarli e Lucas Menegotto participaram do Festival, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de setembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Os graduandos são embaixadores do Clube no Rio Grande do Sul.
O encontro promoveu diversos workshops e atividades que faziam a conexão entre alunos de Publicidade e profissionais atuantes no país. Em 2015, a categoria Estudantes obteve recorde de inscrições. As ideias eram ações criativas, inovadoras e muito bem contadas e apresentadas, segundo relata a embaixadora Rafela Decarli. A agência que ganhou mais prêmios na 40˚ edição do anuário foi a F/Nazca.
Rafaela acredita que o Festival, além de entreter, promove uma conversa entre os interessados pela área. “O Festival funciona de uma maneira onde as pessoas podem rever os amigos, comer, se divertir e conhecer coisas novas. Ele também promove o diálogo e a troca de ideias e referências através de mesas de debate”.
O vencedor do concurso Famecos no Clube Guilherme Sant’Helena, também compareceu ao evento. Para Sant’Helena, o festival foi uma chance de assistir palestras e interagir com especialistas da área. “Lá, eu tive a oportunidade de ver grandes profissionais, que são referência no mercado de publicidade”, afirma. Dentre os melhores momentos, ele destaca a fala do publicitário Marcello Serpa e as dicas que recebeu da diretora de arte Mariana Sá. “O evento proporciona uma interação imensa. Pude conversar com diretores, produtores e outros profissionais premiados”.
Como dica para os estudantes que pretendem participar das próximas edições do Festival do Clube de Criação, Rafaela diz que organização é essencial. “A ida até São Paulo pode ser complicada, mas se o aluno se organizar e se programar com um pouco de antecedência, é tranquilo e não sai tão caro. Ou seja, é fácil participar do evento, gerar novas experiências e conhecer muita gente legal”. Informações sobre a associação e sobre o prêmio podem ser conferidas no site.