A banda Calote Samba Rock, de Brunno Bonelli (com o violão), é uma das selecionadas para a 3ª etapa do Palco PUCRS 2013 (Foto: Ana Mendes)
Os alunos Luana Fernandes, de Publicidade e Propaganda, e Brunno Bonelli, de Jornalismo, são os representantes da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS na 3ª etapa do Concurso Palco PUCRS 2013. Com as bandas Luana Fernandes e Calote Samba Rock, respectivamente, eles e outros oito selecionados se apresentam nesta semana, nos dias 18 e 19, a partir das 21h, no Teatro do prédio 40 da Universidade. As bandas terão cinco minutos para apresentar duas músicas ao público, uma cover e uma autoral. Em seguida, cinco bandas se classificarão para a fase final – uma através de voto popular.
Para Luana, por enquanto, o clima é de tranquilidade. A única preocupação é com o tempo frio, que requer mais cuidados com a voz. “Mas amanhã provavelmente dará aquele friozinho bom na barriga”, revela. A estudante deu força ao interesse pela música quando, aos 13 anos, passou a fazer técnica vocal. Aos 15, venceu o festival nativista I Acorde Piá, com uma música de que gostava desde pequena. No ano passado, se inscreveu para a primeira edição do Palco PUCRS com o violinista Ricardo Cordeiro. “Foi uma experiência ótima, mas sentimos falta da nossa banda completa. Então, este ano inscrevemos toda a banda”. E são eles quem encerram a programação desta terça-feira pela classificação para a final do Palco PUCRS. O cover é da música Negro Gato, e a autoral se chama Estranha Ligação, com letra e melodia feitas por Luana. “Foi a minha primeira composição, estou feliz por poder interpretá-la pela primeira vez em um festival”.
A banda de Brunno, Calote Samba Rock, se juntou em 2008. É a responsável pela abertura das apresentações de quarta-feira (19), pelo Palco PUCRS, quando fará o cover da música Bananeira. A canção autoral é uma composição de Brunno: Amanhã. O Palco PUCRS é o primeiro concurso de que a banda participa. Segundo o estudante e vocalista, a ideia veio no ano passado, através dos amigos da Universidade. “Nós só não participamos porque ainda não tínhamos material. Agora, temos”, diz. Tanto que nesta terça-feira (18), às 20h, a banda vai lançar um trabalho autoral, intitulado Roendo Osso, na reabertura do Teatro Renascença, em Porto Alegre. A ocasião é uma comemoração aos cinco anos da banda e conta com a presença de convidados.
Os participantes serão avaliados pela harmonia do conjunto, interpretação e qualidade musical. Os vencedores da segunda edição do concurso serão premiados com a gravação e edição de um videoclipe, 40 horas em estúdio profissional com assessoria de produção, participação em um concerto da Orquestra Filarmônica da PUCRS e um cheque. Os vencedores por meio do voto popular recebem o troféu Voto do Público e cem camisetas com o logotipo da banda. Os demais finalistas ganham um troféu da competição.
O Palco PUCRS é promovido pela Coordenadoria de Relacionamento Institucional e pelo Instituto de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) e conta com uma comissão julgadora formada por três representantes do Instituto de Cultura da PUCRS, um músico profissional e um produtor musical convidados pela instituição. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.
Mais informações estão disponíveis no regulamento ou no site.