Repórter e cinegrafista do veículo britânico BBC entrevistaram manifestantes durante o ato em apoio ao ex-presidente. (Foto: Nícolas Chidem)
Dez alunos do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos estiveram presentes na cobertura do julgamento do ex-presidente Lula. Pelas redes sociais, o objetivo era noticiar como a imprensa está atuando no julgamento do ex-presidente, principalmente, mostrando os bastidores da cobertura jornalística. O conteúdo está sendo publicado desde quarta-feira, 23, no Twitter e no Instagram do Editorial J, laboratório de práticas convergentes da PUCRS.
O grupo também está produzindo um minidocumentário e outras reportagens com a mesma concepção, tendo a imprensa como foco e o julgamento em segundo plano. Segundo o coordenador do Editorial J e professor da Universidade, Fábio Canatta, em entrevista ao Coletiva.net, a ideia era não repetir aquilo que inúmeros jornalistas fariam, ou seja, olhar para o julgamento e seus desdobramentos jurídicos e políticos.
Para Canatta, estar no palco dos acontecimentos – porém, com um olhar diferente, original e que dá sentido ao conteúdo – é o que demonstra o esforço dos alunos.”Diante dessa questão, pensamos em voltar o olhar para os jornalistas e ver como se preparam para a cobertura. E também, registrar a rotina de trabalho na rua, no entorno do prédio do TRF4 e do Anfiteatro Pôr do Sol”, explicou.
Gabriela Rabaldo faz a cobertura do julgamento de Lula para La Galena. (Foto: Divulgação)
O professor acredita que planejar, organizar e fazer um acompanhamento nesta grandeza, ao lado de jornalistas experientes, é importante para os futuros jornalistas. “Viver as dificuldades que só o trabalho de campo oferece como: passar por todos os processos dessa cobertura, do credenciamento à logística, além das questões centrais do trabalho do jornalista, possibilita uma experiência importante na formação e na construção de profissionais preparados para desafios semelhantes no mercado de trabalho”, destacou.
Além dos dez jovens do Editorial J, a estudante de Jornalismo Gabriela Rabaldo, também aluna da Famecos, atuou como correspondente para a rádio La Galena, do Uruguai. Da sala de imprensa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, a futura jornalista enviava informações para a emissora uruguaia pela internet e, ao longo da sessão, fez entradas ao vivo.
Em entrevista para o Coletiva.net, Gabriela conta que fez um intercâmbio para Madrid em 2017 por intermédio da Faculdade e acredita que por esse motivo tenha sido indicada para a função. Ao longo deste mês, a estudante realizou algumas reportagens para relembrar o caso e, nessa última semana, o trabalho foi mais intenso, acompanhando as movimentações sociais pelas ruas de Porto Alegre. “A chance surgiu a convite da emissora uruguaia, que entrou em contato com a Universidade solicitando um repórter para a ocasião e eles me indicaram. Embora o credenciamento tenha sido levemente dificultado em razão de não ter diploma, expliquei a importância de levar as informações para a rádio La Galena e consegui a credencial”, salienta.