Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Editorial J
26 de janeiro de 2018

Famequianos revelam os bastidores da cobertura no TRF4

Ex-presidente Lula teve condenação confirmada e pena aumentada na última quarta-feira
Por Mariane Castilhos

Repórter e cinegrafista do veículo britânico BBC entrevistaram manifestantes durante o ato em apoio ao ex-presidente. (Foto: Nícolas Chidem)

Dez alunos do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos estiveram presentes na cobertura do julgamento do ex-presidente Lula. Pelas redes sociais, o objetivo era noticiar como a imprensa está atuando no julgamento do ex-presidente, principalmente, mostrando os bastidores da cobertura jornalística. O conteúdo está sendo publicado desde quarta-feira, 23, no Twitter e no Instagram do Editorial J, laboratório de práticas convergentes da PUCRS.

O grupo também está produzindo um minidocumentário e outras reportagens com a mesma concepção, tendo a imprensa como foco e o julgamento em segundo plano. Segundo o coordenador do Editorial J e professor da Universidade, Fábio Canatta, em entrevista ao Coletiva.net, a ideia era não repetir aquilo que inúmeros jornalistas fariam, ou seja, olhar para o julgamento e seus desdobramentos jurídicos e políticos.

Para Canatta, estar no palco dos acontecimentos – porém, com um olhar diferente, original e que dá sentido ao conteúdo – é o que demonstra o esforço dos alunos.”Diante dessa questão, pensamos em voltar o olhar para os jornalistas e ver como se preparam para a cobertura. E também, registrar a rotina de trabalho na rua, no entorno do prédio do TRF4 e do Anfiteatro Pôr do Sol”, explicou.

Gabriela Rabaldo faz a cobertura do julgamento de Lula para La Galena. (Foto: Divulgação)

O professor acredita que planejar, organizar e fazer um acompanhamento nesta grandeza, ao lado de jornalistas experientes, é importante para os futuros jornalistas. “Viver as dificuldades que só o trabalho de campo oferece como: passar por todos os processos dessa cobertura, do credenciamento à logística, além das questões centrais do trabalho do jornalista, possibilita uma experiência importante na formação e na construção de profissionais preparados para desafios semelhantes no mercado de trabalho”, destacou.

Além dos dez jovens do Editorial J, a estudante de Jornalismo Gabriela Rabaldo, também aluna da Famecos, atuou como correspondente para a rádio La Galena, do Uruguai. Da sala de imprensa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, a futura jornalista enviava informações para a emissora uruguaia pela internet e, ao longo da sessão, fez entradas ao vivo.

Em entrevista para o Coletiva.net, Gabriela conta que fez um intercâmbio para Madrid em 2017 por intermédio da Faculdade e acredita que por esse motivo tenha sido indicada para a função. Ao longo deste mês, a estudante realizou algumas reportagens para relembrar o caso e, nessa última semana, o trabalho foi mais intenso, acompanhando as movimentações sociais pelas ruas de Porto Alegre. “A chance surgiu a convite da emissora uruguaia, que entrou em contato com a Universidade solicitando um repórter para a ocasião e eles me indicaram. Embora o credenciamento tenha sido levemente dificultado em razão de não ter diploma, expliquei a importância de levar as informações para a rádio La Galena e consegui a credencial”, salienta.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org