Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PESQUISA
2 de outubro de 2016

Fantástico veicula estudo realizado pela Famecos

Trabalho foi desenvolvido por estudantes do Espaço Experiência
Por Nicolle Timm e Thainá Innocente
Ilton Teitelbaum, coordenador da pesquisa, foi entrevistado pela repórter do Fantástico Renata Ceribelli (Foto: Caroline Pacheco)

Ilton Teitelbaum, coordenador da pesquisa, foi entrevistado pela repórter do Fantástico Renata Ceribelli (Foto: Caroline Pacheco)

O Campus da PUCRS, nas proximidades da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), estava movimentado na sexta-feira (23). Isso porque  a repórter Renata Ceribelli e a equipe do programa Fantástico, da Rede Globo, vieram a Porto Alegre para gravar uma reportagem baseada em estudo realizado na Faculdade. A pesquisa Projeto 18/34 – O jovem brasileiro e o futuro do país foi idealizada e produzida pelos estudantes Amanda de Albuquerque Cerioli, Carla dos Santos Bohrer, Eduardo Malfati Rodrigues, Elisandra Lorenzi Bettega, Graziele Gampe Bonness, Guilherme Radaelli, Leonardo Couto Cosner e Roberta da Silva Pujol, sob a coordenação do professor da Famecos Ilton Teitelbaum. Eles integram o Núcleo de Pesquisa do Espaço Experiência.

Com o objetivo de identificar e descrever comportamentos e expectativas do jovem brasileiro e avaliar o nível de engajamento dele em causas sociais, ambientais e políticas, foram respondidos 1.700 formulários, divididos proporcionalmente entre as regiões do Brasil. Os entrevistados possuem faixa etária entre 18 e 34 anos, representando 26,9% da população brasileira. Eles caracterizam a Geração Y, que nasceu na época do boom da internet e são interessados pelo novo e acostumados a mudar continuamente.

Para as gravações, a equipe do Fantástico utilizou duas câmeras CineAlta Super 35mm nas entrevistas e, nas imagens de apoio, uma câmera 5D e uma steadicam portátil Osmo. Além disso, trouxeram um drone e uma câmera 360. Alex Carvalho é repórter cinematográfico e um dos responsáveis pela captação das imagens para o programa. Ele ressaltou as mudanças tecnológicas que ocorreram nos últimos 10 anos e o quanto facilitaram o trabalho, proporcionando alta qualidade com baixo orçamento. Aos estudantes de Comunicação que desejam seguir carreira na cinegrafia, Carvalho sugere que estudem fotografia e documentários de profissionais que admiram. “Para ser um bom cinegrafista, filmmaker ou repórter cinematográfico, você tem que ter referências”, aconselha.

O roteirista e editor de texto do programa da Rede Globo, Marcelo Sarkis, que acompanhou a equipe durante as gravações é diplomado da Famecos. Para ele, foi ótimo voltar à Faculdade como profissional e ver que os alunos estão produzindo em alto nível. “Poder colocar no ar no Fantástico um produto tão legal como essa pesquisa, que foi feita e tem o DNA de alunos da Famecos é um orgulho para mim”, acrescentando que é ainda melhor poder unir seu trabalho ao material que foi desenvolvido pelos estudantes.

Quem chamava a atenção dos que passavam em frente ao prédio 15 era a jornalista Renata Ceribelli. Depois das gravações, não recusou os pedidos de fotos e concedeu entrevista ao Portal Eu sou Famecos. Apaixonada pelo que faz, Renata foi apresentadora do Fantástico e morou em Nova Iorque durante dois anos para trabalhar como correspondente exclusiva do programa. Ela conta que sua maior motivação na profissão é mexer com os sentimentos do público. “Gosto de tocar a emoção para causar uma transformação. Como qualquer jornalista, que quer mudar a sociedade, acho que ainda tenho isso de ‘ah, um dia eu mudo o mundo’”.

 

Veja making of:

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org