O professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Tibério Vargas, lança seu livro Sombras Douradas nesta sexta-feira (14). O evento acontece às 19h na livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas.
No dia 30 de junho, aconteceu 36ª edição da Feira do Livro de Alegrete com o tema Diálogo entre Literatura e Cinema. O encontro teve palestras, apresentação de trabalhos, curtas-metragens, homenagens, entre outras atividades. O escritor, jornalista alegretense e professor da Famecos, foi o autor homenageado.
O docente tem produzido com periodicidade obras envolventes, como o romance Sombras Douradas. “Recebo a indicação de Escritor Homenageado na Feira do Livro de Alegrete 2015 como uma generosidade dos meus conterrâneos. É o primeiro reconhecimento público que recebo como escritor e não podia ser mais significativo por ter partido da minha terra”, comemora.
Vargas diz que a profissão de jornalista foi determinante para o início na construção dos romances. O autor, que escreve desde 1984, ainda acrescenta que sempre desejou escrever livros, mas para alcançar este objetivo teve muita preparação. “Ler, ver bom cinema, que abre para possibilidades múltiplas de narrativa, escrever, não se achar genial, ser o maior crítico de si mesmo, corrigir exaustivamente. Redigir é um ato solitário e nunca se sabe como aquele texto será recebido. É uma dúvida atroz. Escrever é uma doença, um ato de masoquismo contra si mesmo”, explica.
A feira teve como patrono o escritor Tabajara Ruas, um dos grandes nomes da literatura gaúcha. O autor, reconhecido por obras como A Região Submersa, O Amor de Pedro por João, e Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez, foi roteirista e produtor do filme Neto Perde Sua Alma, baseado em seu livro homônimo. Ruas ainda produziu e dirigiu o documentário Brizola – Tempos de Luta, e atualmente produzindo o longa Senhores da Guerra.
O encontro ainda teve participação de palestrantes renomados, entre eles Dado Vila Lobos, integrante da emblemática banda Legião Urbana, e o também professor da Famecos Juremir Machado da Silva. Vila lobos palestrou sobre as Memórias de um Legionário, na quarta-feira, dia 1˚ de julho. Silva, escritor, jornalista e um dos principais cronistas do Rio Grande do Sul, falou sobre o tema Mídia, Política e Imaginário no dia 2 de julho, às 20h.