Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FAMECOS
30 de junho de 2015

Professor Tibério Vargas lança livro em Porto Alegre

Evento acontece sexta-feira na livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas
Por Jaqueline Acosta
(Foto: Adriano Pinzon)

Tibério Vargas lança livro na Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas (Foto: Adriano Pinzon)

O professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Tibério Vargas, lança seu livro Sombras Douradas nesta sexta-feira (14). O evento acontece às 19h na livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas.

No dia 30 de junho, aconteceu 36ª edição da Feira do Livro de Alegrete com o tema Diálogo entre Literatura e Cinema. O encontro teve palestras, apresentação de trabalhos, curtas-metragens, homenagens, entre outras atividades. O escritor, jornalista alegretense e professor da Famecos, foi o autor homenageado.

O docente tem produzido com periodicidade obras envolventes, como o romance Sombras Douradas. “Recebo a indicação de Escritor Homenageado na Feira do Livro de Alegrete 2015 como uma generosidade dos meus conterrâneos. É o primeiro reconhecimento público que recebo como escritor e não podia ser mais significativo por ter partido da minha terra”, comemora.

Vargas diz que a profissão de jornalista foi determinante para o início na construção dos romances. O autor, que escreve desde 1984, ainda acrescenta que sempre desejou escrever livros, mas para alcançar este objetivo teve muita preparação. “Ler, ver bom cinema, que abre para possibilidades múltiplas de narrativa, escrever, não se achar genial, ser o maior crítico de si mesmo, corrigir exaustivamente. Redigir é um ato solitário e nunca se sabe como aquele texto será recebido. É uma dúvida atroz. Escrever é uma doença, um ato de masoquismo contra si mesmo”, explica.

A feira teve como patrono o escritor  Tabajara Ruas, um dos grandes nomes da literatura gaúcha. O autor, reconhecido por obras como A Região Submersa, O Amor de Pedro por João, e Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez, foi roteirista e produtor do filme Neto Perde Sua Alma, baseado em seu livro homônimo. Ruas ainda produziu e dirigiu o documentário Brizola – Tempos de Luta, e atualmente produzindo o longa Senhores da Guerra.

O encontro ainda teve participação de palestrantes renomados, entre eles Dado Vila Lobos, integrante da emblemática banda Legião Urbana, e o também professor da Famecos Juremir Machado da Silva. Vila lobos palestrou sobre as Memórias de um Legionário, na quarta-feira, dia 1˚ de julho. Silva, escritor, jornalista e um dos principais cronistas do Rio Grande do Sul, falou sobre o tema Mídia, Política e Imaginário no dia 2 de julho, às 20h.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org