Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
19 de maio de 2015

Ferramenta do Facebook facilita acesso a notícias

Instant Articles já tem adesão de grandes veículos, como The New York Times e BBC News
Por Rafael Timm
The New York Times", "The Guardian" e "BBC" começam a publicar diretamente no Facebook. Foto: Joana Berwanger/Famecos/PUCRS

The New York Times”, “The Guardian” e “BBC” começam a publicar diretamente no Facebook. Foto: Joana Berwanger/Famecos/PUCRS

Ler a notícia no Facebook sem precisar acessar o site, fotos em alta resolução com comentários em áudio e até dez vezes mais velocidade no carregamento de artigos e reportagens no celular. Estas são as características do novo modo de ler notícia que a gigante da rede social propõe para os cerca de 1,4 bilhão de usuários. Nomeado de Instant Articles, nove veículos de comunicação do mundo já aderiram: The New York Times, National Geographic, BuzzFeed, NBC, The Atlantic, The Guardian, BBC News, Spiegel e Bild. A principal preocupação é que a publicidade migre dos sites para o Facebook.

A parceria estabelece que o veículo possa vender os anúncios dentro de suas matérias, recebendo 100% do valor. Se optar que a rede social negocie o espaço publicitário, 30% são retidos pelo Facebook. A grande vantagem do Instant Articles é a velocidade para acessar a matéria, sem a necessidade de clicar em um link. Porém, isso também é a questão polêmica da novidade. “São dois lados: para o Facebook é ótimo, já para os sites de notícias, não sei”, analisa o professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e coordenador do Laboratório de pesquisa em mobilidade e convergência midiática (Ubilab), Eduardo Pellanda.

A publicidade personalizada é a proposta da rede social. Através das bases de dados do próprio Facebook, o anúncio é direcionado às preferências dos leitores e usuários. Segundo o coordenador do Ubilab, o grande caminho da publicidade digital é a personalização. “Um anúncio de um carro de luxo no jornal não será tão eficaz, porque a sua abrangência é mais geral. E esse produto atinge a um público mais específico, por exemplo”, explica.

A ideia de ter interfaces diferentes para as notícias é classificada como interessante por Pellanda. As redes sociais, segundo ele, não têm sido a melhor fonte de informação propriamente dita. “Esse casamento entre redes sociais e notícias não está bem resolvido ainda, isso (o Instant Articles) pode ser um caminho”, acredita. O professor destaca que a verdadeira intenção é resgatar aquelas pessoas que perderam o hábito de leitura ou não liam informações desses portais, classificadas como estratégicas por Pellanda. O rejuvenescimento da faixa etária dos usuários, através da novidade do Facebook, também é importante para a salvação dos meios impressos.

Pellanda critica os veículos de comunicação que não colocam a informação na manchete, forçando o usuário a clicar e acessar o site. “É contra a web. É uma discussão antiga que ainda não foi superada. Tem que focar e trabalhar na questão da pertinência e da relevância do conteúdo. O resto é artifício, detalhe”, propõe.

Segundo o presidente de produtos do Facebook, Chris Cox, no texto de apresentação, a ferramenta permite que os editores entreguem uma experiência melhor para os seus leitores. “O Instant Articles permite que eles entreguem o conteúdo rapidamente, com artigos interativos e mantendo o controle do seu conteúdo e do modelo de negócios”, ressalta Cox. A primeira matéria publicada foi do National Geographic. Ela está disponível apenas para detentores do sistema operacional IOS, em breve para Android.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org