Promover o cinema como meio de transformação social é o que fizeram colaboradores independentes ao criar o CLOSE, Festival de Cinema da Diversidade Sexual, que segue até domingo (21), em Porto Alegre. Na produção da 3ª edição, estão envolvidos ex-alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, como Filipe Matzembacher e Márcio Reolon.
A mostra tem como destaques a produção nacional “Tudo o que Deus Criou”, de André da Costa Pinto, com Guta Stresser, Letícia Spiller, Paulo Vespúcio e Maria Gladys. Também conta com o documentário “As Filhas da Chiquita”, de Priscilla Brasil, que narra a maior marcha gay da Amazônia. Entre os internacionais, estão em pauta o polêmico “Reincarnate”, longa tailandês que quebra os dogmas impostos pela ditadura na Tailândia, e o indonésio “The Children of Srikandi”, primeiro documentário a discutir lesbianidade no país com a maior população muçulmana do mundo.
As sessões acontecem no CineBancários e na Sala Norberto Lubisco, da Casa de Cultura Mario Quintana, com entrada franca. A programação completa está disponível no site. O evento é uma co-realização da ONG SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade e da produtora de cinema Avante Filmes.