Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CULTURA
11 de abril de 2013

Festival de Teatro de Rua acontece até 17 de abril

Ruas da Capital transformam-se em palco para espetáculos
Por Maria Eugenia Bofill
Nesta edição, o Festival torna-se Internacional (Foto:  Fernando Pires)

Nesta edição, o Festival terá atrações internacionais (Foto: Fernando Pires) 

Até o dia 17 de abril acontece o 5º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre. Realizado pela Secretaria Mundial da Cultura e pelo Centro de Pesquisa Teatral do Ator (CPTA), pela primeira vez o evento traz grupos estrangeiros. O evento apresenta o melhor da produção de espetáculos de rua do Brasil.

O coordenador e idealizador do Festival, Alexandre Vargas, conta que a ideia de trabalhar na rua surgiu de uma relação da origem do teatro com suas vontades. “Tive a ideia de fazer ao ar livre pelas minhas inquietações. Desde que comecei trabalho como diretor e ator de teatro feito nas ruas”, conta. Tornar o Festival internacional sempre foi uma meta, “desde o início o evento é uma ação progressiva, cada vez mais vamos tentando reestruturá-lo para torná-lo melhor. Foi difícil, mas conseguimos”, afirma Vargas.

As peças são apresentadas em diversos locais abertos da Capital, tais como Largo Glênio Perez, Viaduto da Borges, Rua dos Andradas, Rua da República, Brique da Redenção e entre outros. Uma das principais atrações é Domínio Público, do criador teatral Roger Bernart, de Barcelona, que acontecerá no Brique da Redenção, dia 14 de abril, às 11h, 14h e 17h30min.

Além da programação tradicional, o Festival oferece as Rodadas de Negócios, onde curadores de outros festivais conversam com grupos de teatros locais. Vargas conta que 67 grupos já estão inscritos para as Rodadas, inclusive de fora do País. Haverá também apresentações em bairros da periferia da cidade com oficinas e debates.

A 5º Edição do Festival é dedicada ao ator e músico Rogério Lauda. “O evento oferece diversas fomentações, por exemplo, a formação de novas platéias, novos públicos e a fomentação do próprio teatro”, finaliza Vargas.

A programação completa pode ser consultada no site.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org