Entre cerca de 200 vídeos inscritos na regional de Porto Alegre do Festival do Minuto, Vitor Dilly, 26 anos, estudante de design da Feevale, foi o vencedor com a animação Cocó. Dilly conta que foi o primeiro vídeo que enviou para o festival e explica como teve a ideia: “Eu queria condensar o filme “2001 – Uma Odisséia no Espaço” em 60 segundos. Mas levando para o lado do humor, como uma sátira”, explica ele. Assista ao curta:
O Festival do Minuto se iniciou no Brasil em 1991, mas só em 1997 assumiu o formato que tem hoje. Todos os vídeos são enviados através da Internet e pré-selecionados por curadores juniores. A única limitação é o tempo, que deve ser de um minuto. “Recebemos milhares de vídeos a cada edição. Esses curadores espalhados pelo país são responsáveis por filtrar os vídeos. São avaliadas questões como pirataria de música ou imagens e o tempo”, explica Laura Machado, curadora junior do Festival.
Depois de passarem por esse filtro, os vídeos são encaminhados aos curadores, especialistas em cinema, que julgam a qualidade técnica e criativa determinando os vencedores de cada etapa. Revelador de talentos, o Festival do Minuto já recebeu vídeos de cineastas hoje conhecidos como Fernando Meirelles e Beto Brant. A final deste ano acontece dia 2 de novembro, em São Paulo. Serão distribuídos R$ 20 mil em prêmios para os vencedores.