Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
28 de novembro de 2016

“Fica a saudade e a gratidão”

Rodrigo Weber, assessor de imprensa do Sport Club Internacional, se formou em 2003
Por Júlia Bueno
(Foto: acervo pessoal)

Rodrigo Weber é o primeiro da direita para a esquerda (Foto: acervo pessoal)

Trabalhar com futebol sempre foi o sonho de Rodrigo Weber, mas ao longo do tempo a trajetória do ex-aluno da Famecos foi tomando novos rumos. Se de início ele buscou aproveitar os espaços em veículos jornalísticos, foi na condição de assessor de imprensa que ele viu concretizado o seu sonho: atuar no meio esportivo.

Essa história tem sua origem ligada ao início dos anos 2000, quando Weber teve que escolher em qual faculdade fazer o curso de Jornalismo. Prestou vestibular para três instituições diferentes. Ao final, optou pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. A partir do primeiro semestre de 2001, no turno da manhã, iniciou-se um período repleto de boas lembranças. “O ambiente sempre foi sempre agradável, e essa transição da escola para o ambiente da universidade é ótima”, comenta, a respeito das primeiras impressões que teve ao pisar no prédio 7.

Por incrível que possa parecer, o hoje jornalista revela que nunca teve muito encanto pelo curso e não se identificava de forma intensa com a profissão, mas aos poucos foi mudando sua visão. O convívio com as pessoas e o fato de ter tido ótimos professores geraram maior aproximação com os conteúdos. Uma disciplina, em especial, marcou a passagem de Weber. As aulas de Legislação e Ética no Jornalismo foram tão impactantes que inspiraram a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Antes da formatura, entretanto, vieram as primeiras experiências práticas. Foi estagiário no Departamento de Esportes da Rádio Gaúcha, do Grupo RBS, onde atuou de agosto de 2002 até meados de 2005. Weber destaca que foi um dos ambientes que mais proporcionou aprendizados. “A contribuição da experiência no mercado de trabalho é rica e insubstituível”, enfatiza o jornalista. A solenidade de formatura aconteceu em 2004, apesar do curso ter sido concluído no final do ano anterior. Para Weber, o momento é sempre sinônimo de vitória, uma conquista do aluno, mas também o final de uma etapa. Quando saiu da RBS, o jornalista se especializou em futebol, tendo estudado o tema na Espanha, entre 2006 e 2007.

Atualmente, Rodrigo Weber é assessor de imprensa do Departamento de Futebol do Sport Club Internacional. Afirma que busca aplicar diariamente o que aprendeu no período acadêmico, embora nada se compare às vivências cotidianas. Ele relembra que seu contato com o Internacional veio quando atuou como setorista do clube gaúcho pela Rádio Bandeirantes, tendo cultivado um bom relacionamento com o então assessor de imprensa do clube, José Evaristo Villalobos. No momento em que surgiu a possibilidade do Inter contratar mais um profissional para a área, Weber foi o indicado. “O Nobrinho, como é mais conhecido por todos, é um dos jornalistas mais brilhantes do nosso estado. Foi com ele que aprendi a desempenhar o papel de assessor”.

Além de inúmeras experiências vividas no Internacional, Rodrigo destaca o trabalho realizado em 2011, quando foi contratado pela FIFA para ser o Oficial de Mídia de uma das sedes da Copa do Mundo sub-17. A experiência não apenas marcou Weber na vida profissional, como também na pessoal. Segundo o jornalista, foi uma honra ter sido escolhido, o que demonstra a qualidade do trabalho realizado até então.

Sobre seu atual momento, garante que estar no Inter é a realização de um sonho. Colorado desde pequeno, celebra o trabalho desenvolvido e reconhecido no clube e ainda diz ter energia para continuar buscando novos desafios. “O meu cargo exige muita responsabilidade e foco. Ele me fez amadurecer e crescer muito como pessoa”, esclarece.

Quanto à contribuição da Famecos para o desenvolvimento de sua carreira, Weber diz ter sido algo fundamental, e garante que, se pudesse, voltaria no tempo e aproveitaria mais o período da faculdade, porque, segundo ele, são anos únicos, que não voltam nunca mais. “Fica a saudade e a gratidão. Sinto falta de estar lá, de ter 20 e poucos anos e de ser mais ingênuo”. Aos alunos de Comunicação, aconselha buscarem aprender algo mais do que é oferecido pela faculdade, tendo sempre a cabeça aberta. “Leiam, ouçam e observem tudo e todos, pois a única coisa que ninguém pode lhe tirar é o seu conhecimento”.

 

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (28). O entrevistado é Gustavo Haag, formado em Relações Públicas na Famecos. Ele é Sócio Diretor na Emotive Comunicação. 

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org