Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
3 de agosto de 2015

Filipe Gamba

20521342873_6b23f5f095_z

Foto: Joana Berwanger

Filipe Gamba crê que o principal para se ser um bom jornalista é a credibilidade. Para isso, considera essencial que se tenha convicção no que expressa e nunca titubeie perante as oportunidades de expressar opiniões. Nascido em Osório, Rio Grande do Sul, revela ter começado sua carreira lá mesmo, já pretendendo seguir no jornalismo esportivo. Neste período, estudava na Unisinos. O curso era em São Leopoldo, para onde se deslocava para estudar. Isso o fez ir se acostumando com a correria que os compromissos da profissão impõe. Ao mesmo tempo, trabalhava na Rádio Osório, onde exerceu todo tipo de função que se pode imaginar no meio radiofônico. Este ponto ele afirma ter sido essencial.

Gamba costuma dizer que um grande radialista deve possuir, além de toda a bagagem geral que qualquer jornalista necessita, um conhecimento suficiente para que possa lidar com toda a aparelhagem necessária para reportagens. Afinal, é cada vez mais comum que o repórter trabalhe sem o auxílios de terceiros, sendo o que ele denominou como técnico de si mesmo.

Quando conseguiu emprego na Rádio Guaíba, para ser repórter na editoria de Esportes, Gamba se mudou para Porto Alegre. Sempre conciliando a faculdade com o trabalho, é um exemplo de que todo o esforço neste período é valido. Em seguida, se transferiu para a Rádio Bandeirantes e logo foi contratado pela Rádio Gaúcha, onde trabalha hoje. Foi durante esta parte de sua carreira que conseguiu, finalmente, se formar e fazer sua especialização em Jornalismo Esportivo, na UFRGS.

Gamba foi contratado para ser professor da Famecos em 2014. Hoje, faz mestrado e ministra as disciplinas de Jornalismo Esportivo, Produção e Edição em Radiojornalismo e Radiojornalismo Informativo. Para um futuro próximo, pretende emendar o doutorado. No âmbito profissional, almeja comandar um programa esportivo feito por ele. Sobre o radiojornalismo esportivo atual, considera muito grave que, nem mesmo com a proximidade das Olimpíadas de 2016 do Rio de Janeiro, a imprensa esportiva abra espaços para outras modalidades de esportes.

Assíduo fã de esportes e praticante de tênis nas horas vagas, se considera realizado por poder trabalhar com o assunto que gosta. Gamba diz que está sempre ligado no rádio, tanto para se entreter com música quanto para se informar e aperfeiçoar seu lado profissional. Além disso, gosta muito de ler, principalmente biografias de grandes esportistas.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org