O filme Da Vida só Espero a Morte, produzido pela diplomada em Produção Audiovisual na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Júlia Ramos, será exibido em Havana, Cuba. O curta-metragem foi elaborado para a disciplina de Realização V e integrou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Júlia, Mariana Vasconcellos, Olavo Kuhn, Eder Ramos, Rodolfo de Castilhos e Walter Cirne. Eder Ramos foi o diretor de arte, categoria em que o filme foi premiado.
A pré-produção do curta começou ainda no semestre anterior ao TCC. Segundo ela, os alunos tiveram tempo e espaço para experimentar diferentes maneiras de contar a história. “O objetivo da equipe era testar nossos limites e aprender com o desafio”.
Da vida só Espero a Morte foi exibido em festivais nacionais e conquistou o prêmio de Melhor Direção de Arte, no Festival de Cinema de Gramado. A partir da conquista do Prêmio Assembleia Legislativa na Mostra Gaúcha do Festival de Gramado, o filme será exibido internacionalmente pela primeira vez. O Festival de Havana ocorre entre os dias 3 e 13 de dezembro de 2015, na capital cubana. Para Júlia, ver a produção sair da Famecos e ganhar as telas de grandes festivais é uma alegria inesperada. “É simplesmente surreal, pois nunca tivemos essa pretensão”.
Confira o trailer do filme: