Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CULTURA
21 de novembro de 2014

Filme de ex-aluno da Famecos está em cartaz nos cinemas

Castanha, dirigido por Davi Pretto, é o primeiro longa-metragem gaúcho exibido no Festival de Berlim
Por Rafael Timm
Ator João Carlos Castanha Foto: Tokyo Filmes/ Divulgação

Ator João Carlos Castanha  (Foto: Tokyo Filmes/ Divulgação)

Documentário ou ficção? Segundo o diretor do filme Castanha, Davi Pretto, ex-aluno da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, é uma mistura proposital dos dois registros. “Prefiro simplesmente deixar o filme ser livre e transitar entre essas possibilidades, do que enquadrá-lo e limitá-lo”, afirma. O longa-metragem é a primeira produção gaúcha exibida no Festival de Berlim, além de ser reproduzida nos festivais de Copenhagen, Edimburgo, Hong Kong, Las Palmas e outros. Nessa quinta-feira (20), o filme estreou nos cinemas de Porto Alegre e Caxias do Sul.

A película retrata o cotidiano e o imaginário do ator, transformista e comediante João Carlos Castanha, de 52 anos, que vive com sua mãe, Celina. Ele atua em peças infantis e participa de filmes, além de fazer shows de comédia em boates gays. O filme recebeu críticas positivas de revistas como Empire, Hollywood Reporter, Variety e Indiewire. “Viajar muitas horas para Cuenca, Copenhagen ou Hong Kong e ver uma sala cheia esperando para ver o filme dá uma sensação de missão cumprida”, avalia Pretto.
O filme tem o selo Tokyo Filmes, produtora criada ainda na época de faculdade por Bruno Carboni, Pretto, Paola Wink e Richard Tavares. Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (TECCINE) da Famecos também produziram o curta-metragem Quarto de Espera, que serviu de pontapé inicial para formar a produtora. “Víamos, desde o início, que esses alunos eram criativos e dedicados.”, relata o diretor da faculdade, João Guilherme Barone.
O filme está em cartaz em Porto Alegre, no Espaço Itaú, no CineBancários, e na Sala Eduardo Hirtz, da Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ). Em Caxias do Sul, no Shopping Pelotas, na sala Ulysses Geremia. Segundo Pretto, a importância da exibição nos cinemas é o alcance de públicos diferentes dos que frequentam os festivais. “É mais plural e heterogêneo”. Segundo Barone, o fato de ser o primeiro longa-metragem a ser exibido no Festival de Berlim é um grande feito para o cinema gaúcho. “Ficamos muito satisfeitos porque quem realizou esta façanha foram alunos do nosso curso”, afirma.
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org