Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CINEMA
1 de agosto de 2013

Filme de ex-alunos da Famecos será exibido em Gramado

Cinco Maneiras de Fechar os Olhos foi o primeiro longa brasileiro totalmente produzido em uma cadeira do curso de Cinema
Por Samuel Lima
Formandos de 2011/2 realizaram o projeto pioneiro no país (Foto: Reprodução Facebook)

Formandos de 2011/2 realizaram o projeto pioneiro no país (Foto: Reprodução Facebook)

Em meio ao público do 41º Festival de Cinema de Gramado, estarão alguns formandos do segundo semestre de 2011 do curso de Produção Audiovisual da PUCRS. Para concluírem a graduação, os ex-alunos da Famecos criaram um projeto inovador no país: um filme na cadeira de conclusão do curso de Cinema. O longa-metragem universitário Cinco Maneiras de Fechar os Olhos será exibido no Festival, que acontece entre 9 e 17 de agosto.

Cinco Maneiras de Fechar os Olhos é uma ficção de 77 minutos, que conta a história de quatro pessoas afetadas pela morte de uma jovem. A trama acontece em um único dia, em que cada personagem depara-se com diferentes escolhas. “O filme é um retrato sensível e sincero sobre a dor de escolher um caminho”, escreveu Carlos Gerbase, professor da Famecos. Cinco alunos dirigiram o filme. A produção foi coletiva, desde o planejamento até a filmagem. “Houve alguns momentos em que os trabalhos ficaram mais isolados, como ensaios em separado entre um diretor e um personagem principal, mas o trabalho foi, na maioria das vezes, conjunto”, afirma Amanda Copstein, uma das diretoras do longa.

O projeto foi desenvolvido ao longo de um ano e meio. Quando estavam no terceiro semestre do curso, os estudantes debateram ideias, selecionaram as melhores – criando, assim, o grupo de roteiristas – e planejaram o filme. A pré-produção ocorreu no quarto semestre. Nos últimos seis meses, aconteceram as filmagens e finalização do trabalho. 40 estudantes participaram diretamente das atividades. Para suprimir a demanda de figurantes, houve recrutamento de voluntários até em fórum no Orkut. “Precisávamos de muita gente. Tínhamos que gravar em festas e restaurantes”, relata Amanda.

O filme esteve em cartaz no Cine Santander Cultural, em Porto Alegre, de 30 de novembro a 6 de dezembro de 2012. A exposição do trabalho no Festival de Gramado é gratificante para Filipe Matzembacher, outro diretor. “Geralmente ocorre o caminho inverso. Os filmes, na maioria das vezes, são exibidos em festivais e, depois, nas salas de cinema. É interessante para nós mais essa oportunidade de divulgação”, explica. O diretor ainda pretende colocar a obra em cartaz novamente, após o Festival.

O Festival de Cinema de Gramado ocorre anualmente, desde 1973, e envolve premiações de produções cinematográficas brasileiras e latinas, julgadas separadamente. Além disso, há a mostra de filmes gaúchos que não competem pelos kikitos. Neste ano, cinco obras serão exibidas – entre elas o Cinco Maneiras de Fechar os Olhos. Há uma página dedicada ao filme no Facebook. Abaixo, segue o trailer do longa-metragem:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org