Aletéia Selonk participou da première e dos debates sobre o filme na Coréia do Sul (Foto: Heike Knebel)
O filme Ponto Zero, longa-metragem dirigido por José Pedro Goulart e produzido pela professora da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Aletéia Selonk, foi um dos 12 filmes exibidos na Mostra Competitiva da 20ª edição do Festival Internacional de Filmes Fantásticos de Bucheon (Bifan 2016), na Coréia do Sul. O evento aconteceu entre os dias 21 a 31 de julho e apresentou produções cinematográficas de 49 países. Nos dias 24 e 25 de julho, a audiência coreana conferiu a projeção do filme gaúcho e debateu com os participantes brasileiros.
Aletéia, docente do curso de Produção Audiovisual (Teccine), destaca a surpresa ao ver que as salas estavam lotadas durante as duas sessões de exibição do longa. “O cinema tem o poder de aproximar culturas diferentes por meio da reprodução de histórias na tela do cinema”, ressalta ela com entusiasmo. A professora ainda chama a atenção para o público jovem que compareceu ao evento, apontando que as perguntas realizadas durante o debate foram inteligentes e analíticas.
Após a finalização do filme e da estreia nos cinemas gaúchos, os produtores passaram a fazer contato com as curadorias de festivais de cinema nacionais e internacionais. Além da première na Coréia do Sul, Ponto Zero já está com exibição confirmada em Moscou na última semana de agosto. O trailer do longa-metragem pode ser conferido no site oficial do filme.