Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Evento
13 de maio de 2016

Flavia Moraes propõe revolução na comunicação

Cineasta encerra a Feira de Carreiras com o projeto The Communication Revolution
Por Márcia Tomás
Foto: Luísa Zelmanowicz

Evento ocorreu na Feira de Carreiras na noite dessa quinta-feira (12) (Foto: Luísa Zelmanowicz)

“Sou contestadora, revolucionária e anarquista por natureza”. É assim que a cineasta e responsável pelo The Communication (R)evolution, Flavia Moraes, iniciou a palestra de encerramento da Feira de Carreiras 2016. A palestrante apresenta um currículo que conta com mais de 3 mil comerciais produzidos, filmes, séries de televisão, shows e diversos prêmios. Na noite de quinta-feira (12), a comunicadora fez o público pensar a respeito das mudanças que acontecem no mundo profissional, afirmando que metade das profissões no mercado em 2020 ainda não existem hoje e que é praticamente impossível planejar uma carreira.

O The Communication (R)evolution surgiu na metade de 2013, quando o país vivia um momento decisivo de revoltas políticas caracterizadas por manifestações populares. Foi nesse contexto que o Grupo RBS encomendou à cineasta Flavia Moraes um estudo sobre o futuro da indústria da comunicação. No período de um ano, laboratórios de inovação, agências de propaganda, empresas de tecnologia e grandes veículos, em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Los Angeles, São Francisco, Nova York e Boston, foram visitados pela equipe do projeto. Mais de trezentas horas de entrevista foram acumuladas. “A proposta era pautar o futuro e, para isso, era necessário ‘ouvir’ e não emitir”, conta ela, processo que contrapõe a lógica de muitos veículos de comunicação, que apenas se preocupam com a transmissão de informações. O projeto, totalmente gratuito e compartilhado, está disponível on-line.

O que era para ser uma série, virou uma espécie de coletânea virtual com o conteúdo do projeto, sugestão do diretor da biblioteca de Harvard. O estudo propõe 11 premissas que pautam o futuro da área, escolhidas por serem os tópicos mais mencionados nas entrevistas realizadas. Be True, Be Trusted, Be Part, Think Plural, Think Mobile, Be Beta, Think Ahead, Think Higher, Be Collaborative, Be Intuitive e Be Useful são elas, nomeadas em inglês pois, segundo Flavia, a língua é necessária no mundo em que se vive hoje. As premissas mostram uma mudança de valores no mercado e na sociedade. “O The Communication (R)evolution serve para mostrar que o ‘novo’ ser humano quer mais”, explica. Para a profissional, transparência, confiança, curadoria, diálogo, pluralidade, mobilidade, inovação, colaboração, intuição e utilidade são valores necessários na comunicação, no mercado e no mundo.

“O The Communication (R)evolution é um resgate de pensamentos sociais esquecidos”, afirma. Flavia fala que o projeto e suas premissas permanecem atuais, mesmo depois de 3 anos, e que o estudo aponta que a face mais revolucionária da atualidade não é tecnológica, mas sim comportamental. A proposta da cineasta é discutir menos as novas tecnologias e suas plataformas, mas discutir as linguagens.

 

Confira a entrevista que Flavia concedeu ao Núcleo de Assessoria e Comunicação Digital do Espaço Experiência:

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org