Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
26º SET UNIVERSITÁRIO
18 de setembro de 2013

FM Cultura faz programa ao vivo do saguão da Famecos

Por Rodrigo Mello
Foto: Guilherme Testa/ FAMECOS/ PUCRS

Foto: Guilherme Testa/ FAMECOS/ PUCRS

Nesta quarta-feira (18), o programa Cultura na mesa, da rádio FM Cultura, apresentado por Lena Kurtz e José Fernando, foi transmitido ao vivo, direto do saguão da Famecos. Com a presença de um dos convidados do SET Universitário, Rene Silva, o programa foi dividido em dois blocos, durante uma hora de programação.

Após a abertura feita por Jorge Matias no estúdio da rádio, os apresentadores do programa começaram a conversa do primeiro bloco com Rene Silva e Fábian Chelkanoff, coordenador do SET e do curso de Jornalismo da faculdade. Na pauta, o sucesso de Rene com seu jornal Voz das Comunidades. “Desde os tempos de escola, tive o interesse de fazer um jornal que mostrasse os diversos tipos de problemas sociais da comunidade para conseguir resolvê-los”, contou.

Perguntado sobre qual avaliação que ele faz sobre a entrada da polícia para pacificação no Complexo do Alemão, no qual é morador, Rene disse que mesmo sendo um processo demorado, é necessário. “A grande sacada do Rene foi montar um jornal sendo um morador da comunidade. Com isso, ele transita facilmente por lá, o que não acontece com os veículos tradicionais”, afirmou Chelkanoff sobre o sucesso da cobertura do morador do Alemão.

No segundo bloco, os professores da Famecos Antônio Holhlfeldt, Celso Schröeder e Vítor Necchi falaram sobre diversas questões do jornalismo e da academia. O destaque ficou por conta da discussão sobre a Mídia Ninja e a influência da imprensa sobre as manifestações no país. Para Necchi, a mídia alternativa é tosca, porque apesar de ter seus critérios, não possui nenhuma elaboração. “A Mídia Ninja apenas expôs um sintoma de esgotamento das pessoas com as mídias tradicionais”, concluiu o professor.

Sobre os protestos, Schröeder salientou que os movimentos foram sempre pautados pela grande mídia. Holhlfeldt também concordou e lembrou que o futuro do país pode estar ligado às decisões do Supremo Tribunal Federal no julgamento do Mensalão.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org