Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
10 de abril de 2017

“Foi um período maravilhoso que sinto muita falta”

Carolina Leal recebeu o diploma de Jornalismo em 2001
Por Bianca Gross
Carolina Leal da esq. para a dir. no trote, em 1996 (Foto: Arquivo Pessoal)

Carolina Leal, a primeira da esq. para a dir. no trote, em 1996 (Foto: Arquivo Pessoal)

Era um dia de inverno terrível. Carolina Leal, sentada no sofá, lia uma matéria sobre o Morro de São Paulo, na antiga revista Caminhos da Terra. Entre um parágrafo e outro, a estudante percebeu que era aquilo que queria fazer: conhecer lugares, pessoas e contar as suas próprias histórias. Desde então, Carolina – que almejava estudar na melhor instituição de comunicação – viu na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS a possibilidade de realizar seu sonho. A opção, motivada pela excelência da Faculdade, se tornou uma escolha natural.

A jornalista ingressou na Faculdade em 1996/2, no turno da noite. Assim que chegou no prédio 7 se encantou com a liberdade e a troca, tanto com os professores quanto com os colegas. O estúdio de rádio e TV eram um dos seus lugares favoritos. Das lembranças do período em que frequentou a Faculdade, se recorda dos momentos que aguardava o início das aulas sentada no jardim e dos professores que marcaram sua trajetória acadêmica. Marques Leonam, Tatata Pimentel e Fernando Schimidt – quem lhe ensinou a gostar de fotografia – são alguns deles. “Tínhamos acesso a professores maravilhosos assim como uma estrutura muito completa e moderna já para a época”, conta.

Da Famecos, a comunicadora destaca que foi o começo de tudo, a base do seu conhecimento e relembra: “Foi um período maravilhoso, que sinto muita falta”. Aos estudantes de Jornalismo, Carolina recomenda que se dediquem, sejam pró-ativos e participem de todas as oportunidades proporcionadas pela Faculdade.

 

Carreira profissional:

 

Desde o início da Faculdade, Carolina começou a pôr em prática os aprendizados de sala de aula. Estagiou na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), na Síntese Editora e na Gerdau. A partir dessas experiências, a comunicadora teve a oportunidade de participar da seleção como funcionária no cargo de assistente de marketing da Santa Casa de Porto Alegre. “Até hoje, meu maior mestre foi meu primeiro chefe, Ivo Stigger. Trabalhar com ele foi uma grande escola, aprendi muito, tanto como assessora de imprensa como na produção textual”, destaca.  Além do trabalho na Santa Casa, a jornalista ressalta o seu trabalho mais marcante quando se tornou gerente de marketing do Hospital Mãe de Deus. “Foi um período maravilhoso em que ganhamos diversos reconhecimentos, como o Top de Marketing pela ADVB e três anos consecutivos o Top of Mind como a marca mais lembrada”, conta.

 

Janeiro de 2001, uma data para nunca se esquecer

 

(Foto: Arquivo Pessoal)

Carolina fotografando em uma oficina que participou no projeto Pró-Mata, em 1998 (Foto: Arquivo Pessoal)

Na noite do dia 5 de janeiro de 2001, Carolina teve seu sonho realizado, o diploma em Jornalismo. A juramentista da turma caracteriza o momento como um dos melhores rituais que existem. Para ela, a formatura mostra que todo o sacrifício e estudo valem a pena. A comunicadora ainda ressalta que foi uma alegria indescritível com um gostinho de quero mais. Segundo ela, a colação de grau acontece muito rápido. “Dá vontade de fazer tudo novamente apenas para poder vivenciar essa experiência”, complementa. Mas, a ocasião, que parecia um “adeus”, foi apenas um “até logo”, pois, 12 dias após receber o diploma, Carolina soube que retornaria a Faculdade para iniciar o Mestrado.

Após se formar como Mestre, a comunicadora se direcionou para marketing, comportamento do consumidor e realizou especialização na área. Em 2016, concluiu o doutorado em Ciências Sociais, também na PUCRS. Hoje, a jornalista divide seu tempo entre ser professora de graduação e pós-graduação com as atividades de consultoria de comunicação e produção editorial. Para o futuro, almeja retornar ao prédio 7, não como aluna, mas como integrante do corpo docente da Instituição.  Na realização de seus trabalhos, Carolina conta que a cada dia se encanta por conhecer as pessoas e suas respectivas histórias. Já como docente, ela ressalta a importância que possui na vida dos seus alunos. “Como professora, sinto uma grande responsabilidade de tentar mostrar caminhos, sem fazer qualquer tipo de imposição, mas de procurar provocar a reflexão de entender que papel esses futuros profissionais terão na sociedade”, conclui.

 

 

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org