Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
29 de agosto de 2016

“Foi uma época realmente especial na minha vida”

Cristiano Trein concluiu o curso de Publicidade e Propaganda em 1998
Por Isabella Magedanz Pesce
Foto: Arquivo Pessoal

Cristiano Trein é produtor executivo e diretor de cena na Guts and Films (Foto: Arquivo Pessoal)

Cristiano Trein já produziu videoclipes para as bandas gaúchas Comunidade Ninjitsu, Cachorro Grande e Ultramen. Lembra da série Gre-Nal é Gre-Nal, exibida pela RBSTV? É resultado de mais um trabalho de Trein que, atualmente, é diretor de cena, produtor executivo e roteirista da Guts and Films, produtora de Porto Alegre em que é sócio e proprietário. Ele iniciou sua trajetória rumo ao mercado audiovisual no curso de Publicidade e Propaganda (PP) da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, no ano de 1992.

O interesse pela área surgiu na adolescência. Seu objetivo era trabalhar com cinema e vídeo, e foi no curso de PP que enxergou a possibilidade de aliar o ofício audiovisual ao mercado publicitário. Quando chegou ao saguão do prédio 7, logo percebeu a fama que cerca a Faculdade até hoje. “Sempre gostei muito do clima da Famecos, na minha época era efervescente”, relembra. Durante os anos que frequentou a Faculdade, o produtor notou a vibração motivadora e instigante do ambiente, o que possibilitou que muitos colegas fizessem diferença no mercado de trabalho nos anos posteriores à formatura. “Nossa turma foi prolífera em talentos e nos ajudávamos muito nos filmes e projetos. Tínhamos grande cumplicidade e companheirismo”.

Com a oportunidade de estagiar na produtora gaúcha Zeppelin, Cristiano passou a aprender e praticar as funções de produtor de set, diretor de produção, assistente de direção, montador e, por fim, diretor de cena, trabalhos que exerce atualmente na sua própria produtora. A Famecos está às vésperas de mais um SET Universitário, e Trein também tem uma história trilhada no evento para contar. Reunindo cerca de 60 alunos de quatro semestres diferentes, Cristiano e os colegas produziram o primeiro programa humorístico televisivo da Famecos, o Ecos da Fama. A produção de 15 minutos foi consagrada com um prêmio no SET Universitário da época. “Foi uma experiência sensacional que, tenho certeza, marcou a vida de muitos.” Ele relembra dos colegas Eduardo Wannmacher, Gilson Vargas, Flávio Fachel, Fernanda Barth, Ricardo Mucillo, Carlos Carrion e Cristiano Zanella, importantes pela colaboração na criação e produção do programa.

A formatura aconteceu no ano de 1998. Mesmo não tendo vivido a colação de grau com os colegas que o acompanharam no início da graduação, Cristiano relembra da cerimônia com carinho. “A formatura sempre é um momento especial. Foi um momento de orgulho e alívio”. Sobre o trabalho que exerce na Guts and Films, ele destaca que emocionar pessoas e tocar o coração dos outros é o que mais o encanta na profissão. Ao recordar da Famecos, diz sentir falta das pessoas e do sentimento que tinham na época. “Parecia que éramos os donos do mundo”.

A todos que estudam no prédio 7 atualmente, Cristiano aconselha que pratiquem muito, pesquisem ainda mais e se ajudem. “Sozinho não se chega a lugar algum. Procurem se unir a pessoas que admiram e que têm objetivos comuns aos seus. Juntos vocês irão mais longe”.

 

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (5). O entrevistado é Rafael Figueiredo, formado em Publicidade e Propaganda na Famecos no ano de 1988.  Atualmente, é coordenador de projetos de cinema e TV da Coopas/Canal Saúde.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org