Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
25° SET UNIVERSITÁRIO
18 de setembro de 2012

Formação acadêmica é destaque em oficina

Por Luiza Coelho

Stânio Soares, coordeador de criação de arte do SporTv, à convite da GLOBOSAT, fez a oficina Motion Design para 3D – Conversão de Briefing em Board”.

Movimento, profundidade, computação gráfica, relação do profissional com clientes. Esses foram os assuntos que pautaram a oficina Motion Design para 3D – Conversão de Briefing em Board, no segundo dia do 25º SET Universitário.  Sob o comando de Stânio Soares e a participação de Sérgio Yamasaki, ambos da Globosat, alunos discutiram o respeito à formação acadêmica e o incentivo ao trabalho de motion designer em Porto Alegre.

O clima da sala de aula era de bate-papo. Por causa da chuva, houve um tempo de tolerância para a chegada dos estudantes. Na medida em que entravam, Soares perguntava se tinham algum projeto que gostariam de expor.

Quando todos já estavam presentes, o oficineiro começou uma apresentação com o mapeamento da história e a evolução da computação gráfica no Brasil, desde o início até a invenção do 3D. Falou também sobre elementos como cor, edição, tipografia, formas e composição, fundamentais para o trabalho do motion designer.

Os ministrantes destacaram a relação com o cliente no desenvolvimento de um projeto. Para um bom briefing, tudo depende do profissional. “O primeiro trabalho do publicitário é o de psicólogo. Até a gente entender o cliente, é complicado”, disse Soares, com a concordância de Yamasaki.

Sobre o brainstorm, explicaram que qualquer um pode dar a ideia. “Uma pessoa pode participar do brainstorm, independentemente de entender do assunto ou não”, afirmou Soares. Passada a etapa de desdobramento das palavras-chaves referentes às necessidades dos clientes, o próximo passo é a criação de um board ou de um layout.

Apesar das ferramentas, das tecnologias e das estratégias, o profissional ainda é a parte mais importante de todo o processo, segundo os oficineiros. Eles acreditam que os estudantes devem, antes de tudo, respeitar sua formação, sem sofrer as limitações dos clientes. “Para mim, existe o design. Mas, antes dele, existe o designer”, avaliou Soares.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org