Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
12 de abril de 2016

Fórum da Liberdade debate atividade empresarial livre

29ª edição apresenta sete painéis e duas palestras especiais
Por Isabella Magedanz Pesce e Júlia Bueno
Evento acontece no centro de eventos da PUCRS Foto: Natalia Pegorer/Famecos/PUCRS

Evento acontece no centro de eventos da PUCRS Foto: Natalia Pegorer/Famecos/PUCRS

Na segunda-feira (11), teve início a 29ª edição do maior evento de discussão de ideias da América Latina. O Fórum da Liberdade acontece no centro de eventos da PUCRS e traz lideranças nacionais e internacionais para debater alternativas objetivas e viáveis para equacionar os problemas do Brasil e países latinos. As apresentações continuam até as 18h desta terça-feira (12).

O painel de abertura aconteceu às 17h do dia 11. Sobre a pauta “Definindo a Liberdade”, debateram os jornalistas e escritores Guilherme Fiúza e Leandro Narloch, juntamente com o presidente do Instituto Liberal do Nordeste (ILIN), Rodrigo Marinho. As principais ideias abordadas foram a política atual do país, a liberdade individual como bem coletivo e a intervenção do Estado.

Ao final da noite da segunda-feira, o painel “Terra Brasilis” foi apresentado pelo fundador da Localiza, Salim Mattar, pelo diretor do BRICLab na Universidade Columbia de Nova Iorque, Marcos Troyjo. Também esteve presente o presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB) no Rio Grande do Sul, Sérgio Maia. Os painelistas analisaram as características e desafios do Brasil frente ao desenvolvimento global. Para Troyjo, as nações emergem ou fracassam devido ao êxito em combinar suas qualidades com a globalização.

O painel “Admirável Mundo Novo” iniciou as atividades da manhã de terça-feira (12), com enfoque na tecnologia. Os palestrantes foram o diretor-geral da Uber Brasil, Guilherme Telles, o diretor-geral do serviço financeiro Uphold Mexico, Tim Parson, e o co-fundador da empresa Superplayer, Gustavo Goldschmidt. Em relação ao Uber, Telles diz que o transporte veio para complementar a mobilidade nas cidades, com o intuito de oferecer oportunidades para novos motoristas e opções de serviço. Já Goldschmidt observa que o mundo dos aplicativos, que hoje são 3 milhões, está prestes a acabar.

A última atividade da manhã, denominada “Competição e Atividade Empresarial”, trouxe ao palco Alexandre Birman, diretor-presidente da Arezzo & Co, o presidente do SEBRAE Nacional, Guilherme Afif, e o filósofo e professor americano, Stephen Hicks. Birman chama a atenção para a criação de 11.500 novos tipos de sapatos e bolsas por ano, produtos que ultrapassam as fronteiras do Brasil. Afif apresenta a evolução dos direitos das microempresas no Brasil e observa as altas taxas de juros dos bancos, dizendo que “a democracia política só se sustenta com a democracia econômica”. Ao final, Hicks aponta que, no ranking de liberdade econômica, o Brasil está posicionado em 122˚ lugar.

Mais informações sobre o Fórum da Liberdade podem ser acompanhadas no site, onde as palestras são transmitidas online.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org