Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
6 de outubro de 2014

Foto é tendência como forma de pagamento

Estabelecimentos de Porto Alegre estão aderindo à campanha
Por Rafael Timm
Foto: Pedro Scott

Foto: Pedro Scott

Quanto vale a publicidade realizada pelo cliente? A resposta é dada pelos vários estabelecimentos, desde restaurantes até salões de beleza, que aderiram à campanha Pague com uma Foto. O movimento proporciona que consumidores divulguem os produtos das empresas, que, em troca, não cobram por eles. A ideia é do estudante de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) Guilherme Funchal e do ex-aluno formado em Relações Públicas João Ramos. O movimento recebeu adesão dos sócios Alberto Dal Molin Neto, Karine Legendre e Ricardo Tevah. Cada estabelecimento define qual produto ou vantagem será oferecida. Um aplicativo está em desenvolvimento, e a previsão de lançamento é para o final deste mês.

O início da campanha foi espontâneo. Os idealizadores estavam em um restaurante de Porto Alegre e perguntaram ao garçom se eles aceitavam foto como forma de pagamento. A brincadeira foi bem recebida e despertou a dupla, que decidiu criar uma página no Facebook e uma conta no Instagram. A partir daí, começaram a produzir conteúdo nas redes sociais para mostrar que a ideia seria viável. O primeiro estabelecimento a aderir foi o restaurante Peppo Cucina, oferecendo uma taça de vinho para quem compartilhasse uma foto dos pratos do local.

Para Funchal, a publicidade feita pelo cliente é mais verdadeira que a tradicional. “A indicação de um amigo é muito mais forte do que qualquer anúncio”, afirma. O estudante ratifica a importância dessa nova forma de divulgação com o sucesso que a campanha obteve no Mercado Brasco e na Feito de Sorvete. “A ação gerou aumentos significativos nas vendas durante e após o término”, conta. Segundo Funchal, outro ponto positivo é o custo inferior desse tipo de publicidade, quando comparada à mídia tradicional. “As pessoas não gostam de propaganda. Na TV por assinatura, por exemplo, é natural que os telespectadores troquem de canal durante os comerciais”, justifica.

O aplicativo é o próximo passo do Pague com uma Foto. Ele irá mostrar aos clientes quais estabelecimentos aderiram à ação, além de contar com um serviço de geolocalização, que mostra a oferta mais perto do usuário. Funchal afirma que a escolha das promoções é feita pelas próprias empresas, mas eles fazem o máximo possível para que a oferta seja boa para o cliente. “Não temos um valor médio por foto. Por exemplo, uma imagem tirada por uma pessoa com mil seguidores, teoricamente, tem muito mais valor do que uma pessoa com 200”, afirma.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org