Jornalista há cinco anos e surfista desde os 12, Manuela D’Almeida uniu suas duas paixões e fez disso sua profissão. “Meu trabalho tem tudo a ver comigo”, contou a oficineira. Colunista da revista Hard Core, fala sobre o surfe feminino e o lifestyle das atletas, e fotógrafa do estúdio Bandits Graphiks, onde faz campanhas publicitárias, Manuela contou um pouco de seu trabalho na oficina Registrando e reproduzindo o Lifestyle – A relação entre o fotojornalismo e a fotografia publicitária na captação de imagens.
Em meio a câmeras, equipamentos e diversas fotos, a surfista também trouxe suas experiências para compartilhar com os alunos. “É preciso batalhar pela foto”, ensina. Misturando técnicas de publicidade, jornalismo e a moda ao surfe, Manuela deu dicas para os estudantes seguirem a atividade da oficina.
A proposta é tirar fotos jornalísticas e publicitárias, que, segundo a fotógrafa, são coisas bem distintas. A foto publicitária é um trabalho em grupo, em que é preciso criar um ambiente e despertar reações nas pessoas. No fotojornalismo, um trabalho solitário, o segredo é prestar atenção e captar o momento e o que acontece a sua volta.
O importante é se conhecer profissionalmente, experimentar diferentes linguagens e buscar a que melhor se identificar, como aconteceu com a própria Manuela, que fotografou até casamentos e viu que não era a sua praia. Independentemente do estilo que escolher, uma coisa ela garante: “Para tudo é preciso de suor. Batalhei pelo meu sonho até o fim”.