Uma das melhores fotojornalistas do Brasil estará na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS na próxima segunda-feira (10), às 10h, na Arena. Dulce, que durante boa parte da carreira atuou no jornal Zero Hora, irá conversar com alunos da disciplina de Fotojornalismo II, ministrada pelos professores Eduardo Seidl e Flávia Quadros. Amiga pessoal do poeta Mario Quintana (foto), Dulce registrou a vida do artista e conviveu com ele até sua morte, em 1994.
Ao longo de mais de duas décadas, Dulce fotografou para diversas editorias, como Polícia, Geral, Política e Economia. Mas concentrou sua trajetória na cena cultural de Porto Alegre. Uma das reportagens mais marcantes da fotógrafa ocorreu em meados dos anos 90, quando participou da cobertura histórica do motim no Presídio Central de Porto Alegre.
Presos em fuga aterrorizaram a cidade. A perseguição da polícia terminou com a invasão cinematográfica de um táxi dirigido pelos criminosos do hall da entrada principal do Hotel Plaza São Rafael, no centro da Capital. As fotos de Dulce Helfer daquela noite correram o Brasil e o mundo.