Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
21 de setembro de 2015

Fotografia deve ser uma relação entre as pessoas

Caroline Ferraz e Guilherme Santos conversaram com alunos na manhã desta segunda-feira
Por Júlia Aguiar
 (Foto: Joana Berwanger)

Fotojornalistas do Sul 21 Caroline Ferraz e Guilherme Santos visitaram a disciplina de Fotojornalismo II (Foto: Joana Berwanger)

Os fotojornalistas Guilherme Santos e Caroline Ferraz conversaram com alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS na manhã desta segunda-feira (21). O encontro ocorreu na disciplina de Fotojornalismo II, ministrada pelos professores Flávia Quadros e Eduardo Seidl. A cadeira integra o quarto semestre do curso de Jornalismo. Os dois são repórteres do Sul21 e escoam todo o trabalho inutilizado no jornal dentro do F/21, blog dedicado somente à fotografia. Caroline é aluna de Jornalismo da Famecos.

Santos explicou que quando o trabalho é direcionado para o jornal impresso, o fotojornalista deve voltar com uma foto ideal, e os blogs servem para escoar o resto da produção. Esta é a ideia do F/21, mas com um diferencial. “O blog é sobre fotografia, e não de fotografia”, esclarece Caroline. Santos disse que não conhecia um blog que falasse sobre novos coletivos fotográficos, exposições e prêmios ligados à fotografia. “É um canal de notícias sobre fotografia, para filosofar sobre a área”. A criação do blog foi uma iniciativa dos fotojornalistas.

O profissional afirmou que a fotografia é uma relação entre as pessoas. “Antes da foto, a relação. Precisamos conversar, perguntar. Não é uma questão apenas de estética, mas de respeito”. Caroline disse que muitas vezes novas histórias surgem das conversas dos fotógrafos com os entrevistados. Santos comentou sobre uma experiência recente com moradores de rua que mostrou a importância da relação do fotógrafo com o fotografado. “Quando começamos a conversar, eu nem peguei a câmera. Precisamos explicar que éramos de um jornal e exemplificar o propósito da visita”. Depois de um tempo, os próprios moradores de rua se aproximavam do fotojornalista para contar suas histórias. Foi nesse momento que ele decidiu começar a fotografar. Mesmo assim, pediu autorização. Muitos negaram. “Só tirei foto dos que autorizaram. Cuidei muito para não invadir o espaço dos moradores”.

A professora Flávia comentou que a edição é a escolha da fotografia correta para o momento. Por isso, o fotojornalista precisa estar atento ao clima para escolher as fotos apropriadas. “Durante a pauta, é o momento de soltar a fotografia. O momento de escolher criteriosamente é depois”. Santos relatou que em todas as pautas procura fazer primeiro uma foto ampla, com mais abrangência. Depois, se se aproxima dos detalhes. “Tenho preocupação com a estética e com a composição. A fotografia precisa ser interessante, além de informativa”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org