Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Publicidade e Propaganda
10 de junho de 2013

Fotógrafo profissional participa de aula na Famecos

Ricardo Lage, ex-aluno da PUCRS, falou sobre sua carreira e aspectos da profissão
Por Samuel Lima
Ricardo Lage em aula na Famecos (Foto: Eduardo Seidl)

Ricardo Lage em aula na Famecos (Foto: Eduardo Seidl)

Ricardo Lage se sentiu à vontade na sala 309 da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. Afinal, passaram-se dez anos desde que o fotógrafo e publicitário concluiu sua graduação na Universidade. O reencontro ocorreu na quinta-feira (6), a convite do professor Ticiano Paludo. Lage conversou com alunos do 1º semestre de Publicidade e Propaganda, em uma aula da disciplina de Tecnologias Audiovisuais.

Nos dois momentos em que esteve diante das turmas, de manhã e à noite, o fotógrafo procurou relatar algumas experiências pessoais e opiniões sobre a carreira. Para ele, o tempo para conclusão de trabalhos é a maior dificuldade. “O prazo, regularmente, me faz trabalhar 24 horas por dia. Executar trabalhos difíceis com pouco tempo e verba é um desafio”.

“Fotógrafo precisa ter portfólio”. Essa é a advertência que o profissional faz aos estudantes. Por causa disso, Lage aceitou trabalhar voluntariamente em vários momentos. Em um deles, criou um álbum para uma revista de moda, com modelos posando na Ponte do Guaíba. “Não recebi nada para fotografar lá. Mas me deram toda a estrutura, fecharam um dos lados da ponte por uma hora. O pagamento, às vezes, não é em dinheiro. Tive muita divulgação do meu nome”, conta. E aconselha: “Quando surgirem essas oportunidades, aceitem”.

Ao longo da palestra, o publicitário discutiu detalhes e técnicas em suas fotos – apontando, inclusive, alguns erros imperceptíveis a um primeiro olhar desatento e – segundo ele – às vezes, decorrentes dos curtos limites de tempo. Também incentivou os alunos a buscarem a inserção no mercado de trabalho cedo. Lage começou como monitor de estúdio na Famecos. Ressalta a importância dessa primeira experiência para descobrir que carreira deveria seguir. “O estágio foi interessante porque conheci muitas pessoas. A prática é o melhor aprendizado”.

Lucca Dani, um dos alunos que estiveram com o fotógrafo na manhã de quinta-feira, surpreendeu-se com a conversa informal em aula. “Achei interessante os making ofs que ele nos mostrou, ver toda a produção necessária para criar os trabalhos”. Dani já admitia a possibilidade de trabalhar na área. A palestra o animou a tentar “captar todo o processo criativo em uma única imagem”.

O professor Paludo acredita que o contato entre ex-alunos em destaque no mercado e estudantes em início de formação é relevante. “É um incentivo para eles. Podem, por meio dessas aulas, se inspirarem a desenvolver trabalhos próprios”, explica.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org