Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Evento
26 de abril de 2016

Fotógrafo registra viagens a bordo de um Fusca

Nauro Júnior conta suas aventuras em palestra da Semana da Fotografia
Por Márcia Tomás
26057479803_eb1c1fc7db_k

“Segundinho”, o fusca azul de Nauro Júnior (Foto: Natalia Pegorer)

É com um fusca azul e um espírito de aventura que Nauro Júnior explora o continente americano e registra sua jornada através da fotografia. O nome desse projeto é “Expedição Fuscamércia” e ainda não rendeu retorno financeiro para seu executor, mas proporcionou a ele muitas histórias para contar. Na noite de segunda-feira (25), o fotógrafo compartilhou suas memórias em uma palestra do primeiro dia da Semana da Fotografia da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O bate-papo teve participação de alunos e durou cerca de duas horas.

“Todos têm uma memória afetiva de um fusca”, observa Nauro Júnior, contando que foi o primeiro carro de seu pai, sendo assim sua lembrança mais antiga. O veículo reapareceu em sua trajetória anos depois, quando por necessidade trocou um laptop pelo automóvel na cor azul, que foi apelidado de Filó. Em 2014, na época da Copa do Mundo, resolveu que queria ir ao Uruguai fotografar, porém as condições do carro não permitiram. Comprou um segundo fusca azul, que nomeou de “Segundinho”. Juntamente com um  companheiro de trabalho na Zero Hora, que na época tinha 17 anos, rumou ao país vizinho e realizou a primeira edição da expedição.

Desde lá algumas viagens já ocorreram. Foi do oceano Atlântico ao Pacífico e de Pelotas até Punta Arenas, no Chile, realizando o sonho de chegar à Antártida. A próxima aventura do fotógrafo e do com o “Segundinho”será na Rússia, em 2018. “O fusca transmite simplicidade, que é o que quero passar para as pessoas”, comenta o viajante, quando fala da reação que o carro gera nas estradas. O projeto também atrai atenção nas redes sociais, motivando os internautas oferecem até estadia para os viajantes.

A fotografia entrou por acaso na vida de Júnior e nunca mais saiu. Trabalhou anos durante sua adolescência no setor calçadista e, quando ficou desempregado, conseguiu um trabalho em um estúdio de fotos 3×4, que pertencia a um amigo. Depois atuou em um jornal em que era responsável de colocar tinta em máquinas de impressão. Durante esse período formou na faculdade de Artes Visuais e passou a trabalhar novamente fotografando para imprensa. “O maior amor que encontrei na minha vida foi a fotografia, quando tinha 19 anos”, conta. Ele trabalhou em vários jornais, até se tornar correspondente da Zero Hora em Pelotas por 18 anos. Inicialmente, permaneceria durante 6 meses, mas se apaixonou pela cidade e continua morando lá. O fotógrafo também virou escritor. É autor de três livros de jornalismo literário, um de poesias e de uma coletânea com fotos de Pelotas.

A exposição sobre a expedição Fuscamérica está em exibição no saguão da Famecos. Também é possível acompanhar suas viagens através da página no Facebook.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org