Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SEMANA DA FOTOGRAFIA
26 de agosto de 2015

Fotojornalistas palestram sobre rotina de trabalho

Tárlis Schneider e André Ávila conversaram com alunos da Famecos na última terça-feira
Por Júlia Aguiar
Agência de Fotojornalismo

Tárlis Schneider e André Ávila palestraram sobre redação e agências de fotojornalismo (Foto: Eduardo Seidl)

Pautas do dia a dia. Este foi o tema da conversa dos fotojornalistas Tárlis Schneider e André Ávila com alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS na última terça-feira. Os dois apresentaram suas rotinas de trabalho com fotografias próprias e salientaram a força do empreendedorismo na área. A palestra Fotojornalismo e agenciamento integra a Semana da Fotografia.

Ávila trabalha no Correio do Povo e disse que estar no lugar certo na hora certa é uma parte relevante para a profissão. Ele apresentou imagens de alagamentos e operações policiais, pautas exigidas pelo jornal. Mas frisou a importância do fotojornalista criar a própria pauta e contou histórias de reportagens que surgiram de uma foto. Ávila revelou interesse por fotografar pessoas desconhecidas. “Me diverte roubar alguns retratos na rua”. E aconselhou os estudantes a terem bom relacionamento com as fontes. “Quanto mais a pessoa confia em ti, mais ela te conta e mostra coisas”.

Schneider criou a agência de fotojornalismo Acurácia em 2011. Ele explicou os desafios deste caminho. “Eu tenho que ser o meu próprio pauteiro e identificar para que tipo de veículo a minha foto interessa”. Mas garante não distribuir seu material para outras agências, pois valoriza muito o conteúdo produzido pela Acurácia. Schneider mostrou fotografias de acontecimentos impactantes para o Rio Grande do Sul no ano de 2013, como os protestos que aconteceram em todo o país em junho daquele ano e o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. Neste caso, o fotojornalista permaneceu no município durante a semana da tragédia. “A cidade estava em transe, foi muito forte, mas necessário”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org