Francisco Rüdiger concorreu na categoria Maturidade Acadêmica (Foto: Pedro Zandomeneghi/Famecos/PUCRS)
Professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Francisco Rüdiger é o vencedor do Prêmio Luiz Beltrão 2016 pela categoria Maturidade Acadêmica. A 19ª edição reconhece o trabalho realizado por pesquisadores e instituições que se destacam no meio acadêmico, na área de ciências da comunicação, e contribui para a notoriedade da comunidade acadêmica e da comunidade profissional, ambas brasileiras.
Os candidatos são indicados pelo corpo social acadêmico da área e podem concorrer pela classificação Grupo Inovador, Instituição Paradigmática, Lideranças Emergentes e Maturidade Acadêmica. O juri é composto por pesquisadores e acadêmicos.
Para Rüdiger, vencer a premiação tem uma grande importância em função do reconhecimento à sua trajetória e contribuição na área de comunicação. Aos pesquisadores iniciantes, o professor aconselha a investigarem com seriedade e a desenvolverem trabalhos que busquem sempre excelência. “O que me impulsionou a dar ênfase em questões culturais e cibercultura foi o impacto que elas possuem na vida cotidiana das pessoas”, comentou. Segundo ele, tais assuntos têm significado na formação de ideia da sociedade e ensinam a aprender de que forma podemos ver o mundo.
A entrega da premiação será realizada no dia 6 de setembro, às 19h30min, durante o XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Os agraciados receberão os diplomas e as homenagens no Auditório Paulo Emilio, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).