Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FILHOS DA FAMECOS
11 de julho de 2016

“Fui abduzido pela Fotografia”

À frente do Estúdio Mutante, Raul Krebs se formou em Publicidade e Propaganda
Por Isabella Magedanz Pesce
RetratoRK-div cópia

Krebs integra a equipe de profissionais da Fluxo – Escola de Fotografia Expandida (Foto: Arquivo Pessoal)

Seu avô, Carlos Galvão Krebs, era crítico de arte e produzia documentários utilizando câmeras super-8. Apesar da influência familiar, o porto-alegrense Raul Krebs não pensava em trabalhar com máquinas fotográficas ou filmes. Foi no momento em que obteve um emprego como assistente de fotógrafo que se encontrou realizado na profissão que exerce atualmente. “Fui abduzido pela fotografia“, brinca.

Krebs ingressou no curso de Publicidade e Propaganda (PP) da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS no segundo semestre de 1987. Por cerca de um ano, aliou os estudos publicitários com a Faculdade de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O que fascina o gaúcho na prática da fotografia são as pessoas que retrata e a troca com os modelos. O encantamento pela figura humana já era percebido na graduação. O que mais chamou sua atenção no início das aulas foram os colegas e a diversidade pessoal observada no Campus. “A turma era muito parceira e, além de compartilharmos das mesmas disciplinas, gostávamos de ir ao bar Maza, vizinho da Universidade”, descontrai.

Durante a Faculdade, ele tinha como principal interesse as aulas de criação e pensava em ser redator. Revela que, depois que entrou em contato com a fotografia, perdeu o interesse pelas outras disciplinas. Concluiu o curso de PP em cinco anos. No último semestre, apresentou trabalho de conclusão sobre a fotografia lambe-lambe em Porto Alegre. A turma que acompanhara o gaúcho ao longo da maior parte da graduação, e nas idas ao Maza, já havia se formado. Krebs, então, pensou em receber o canudo em gabinete, mas foi convencido a vestir a toga e a participar da cerimônia oficial no Salão de Atos da PUCRS, o que confessa ter sido um momento marcante e divertido. “A Famecos ainda é um ícone importante na comunicação do Rio Grande do Sul. Muita gente boa saiu daqui de dentro”, considera.

Depois de formado, Raul permaneceu como assistente do fotógrafo Reinaldo Cóser, recém vindo de Paris e Milão, com quem trabalhou na área de moda. Quando Cóser mudou-se para São Paulo, Krebs assumiu o estúdio juntamente com um sócio. Eles transformaram o local no Estúdio 248. Dez anos depois, o fotógrafo deixou o 248 para montar o Estúdio Mutante, voltado para a produção de fotos publicitárias com enfoques em moda. Raul também participa de projetos culturais ligados à arte fotográfica. A paixão pela fotografia aliada ao talento frente às câmeras concederam a Krebs reconhecimento e prêmios regionais, nacionais e internacionais, como a menção honrosa no New York Photo Awards de 2010 e a conquista do prêmio no mesmo festival, em 2012, na categoria Advertising Single.

Em 1996, a Famecos recebeu o diplomado como professor. Fernando Schimitt, então docente da Famecos, foi o responsável por ensinar a Krebs as didáticas da nova profissão. Os cabelos verdes e o estilo que adotava como baterista da banda Irmãos Rocha! se somaram ao nervosismo com a descoberta do universo docente. A ansiedade e inexperiência iniciais deram lugar a uma carreira de sucesso como professor. Krebs ministrou aulas no curso de Publicidade e Propaganda da Famecos até 2006. Dois anos antes, em 2004, começou a lecionar a disciplina de Fotografia de Moda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde permanece como professor, atualmente no Curso Anual de Fotografia Digital e na Graduação de Design em Moda. Quando retorna à Famecos, é recebido com carinho pelos funcionários e professores com quem conviveu. “Aprendi muito na Faculdade, principalmente sobre relacionamentos. São frutos que colho até hoje”, destaca.

Krebs integra, ainda, a equipe de profissionais que fazem parte da Fluxo – Escola de Fotografia Expandida e, além de estar à frente das máquinas fotográficas, atua na direção de clipes e comerciais. É integrante da diretoria do Instituto de Fotografia e Artes Visuais, em Canela, e produz um festival de fotografia anual Canela Foto Workshops. Com mais de 20 anos de experiência na área de fotografia publicitária, ele aconselha aos alunos de Publicidade e Propaganda que produzam cada vez mais e que estudem a arte como observadores perspicazes, e não apenas como “olhadores”. O fotógrafo finaliza parafraseando o colega de profissão, Zico Farina, ao dizer que “fazer é libertador!”.

**A próxima reportagem da série Filhos da Famecos será publicada na segunda-feira (18). A entrevistada é Letícia Martins de Oliveira, conhecida como Letycia, formada na Famecos em 1997, em Publicidade e Propaganda. Ela é cantora, atriz e compositora. Além disso, administra a Casa Rosa Produções, onde desenvolve a criação da identidade visual, as canções e a divulgação do seu trabalho na música. Ela também grava jingles e locuções publicitárias.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org