Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EMPREENDEDORISMO
2 de dezembro de 2015

Funcionários do Facebook visitam a Universidade

Roberto Motta e Mariana Moreira Matias ministraram oficinas durante o 8˚ Torneio Empreendedor
Por Laura Franco
Empreendedorismo no Facebook

Roberto Motta e Mariana Moreira Matias em visita à Famecos (Foto: Luísa Zemanowicz)

Empreendedorismo é a palavra do ano? Para Roberto Motta e Mariana Moreira Matias a resposta é sim. Os funcionários do Facebook vieram à PUCRS para um evento no Tecnopuc, que encerrava o Torneio Empreendedor e premiava os principais projetos.

Às 10h, Mariana ministrou a oficina de conteúdo criativo, que tinha como foco o uso da rede social para potencializar negócios. Em conversa com os alunos, ela trouxe dicas para publicar conteúdos englobando texto, imagem e vídeo. A oficina de criação de anúncio no Facebook foi comandada por Motta às 14h. A ideia era ensinar o passo a passo para ter sucesso em anúncios na rede.

Em visita à Faculdade de Comunicação Social (Famecos), os dois falaram sobre suas perspectivas acerca do empreendedorismo no Facebook. “Para mim, empreendedorismo é oportunidade. Oportunidade para as pessoas construírem algo relacionado à carreira delas”, disse Motta. Por trabalhar em um time no Facebook que tem foco em empreender, essa pode ter sido a palavra de 2015 para ele. Mas reforça que o empreendedorismo não tem idade nem época. “Pode ser a palavra do ano, mas ainda vai valer para o ano que vem. É meio vitalício, digamos assim”.

Mariana concorda com o colega. “As pessoas devem entender a importância do empreendedorismo. Percebi a preocupação nessa Universidade. Existe principalmente essa visão de que o profissional de comunicação pode ser um empreendedor”. Ela acredita que os comunicadores têm saído muito mais das redações para abrir seus próprios negócios.

Para eles, a rede se renova a cada dia, sempre focando nas necessidades do usuário. “Os anúncios, por exemplo, agora têm a ferramenta de geolocalização, para encontrar pessoas próximas aos estabelecimentos. Isso ajuda os empreendedores que buscam seu público”, diz Motta. Ele confessa não ter previsões para o futuro do Facebook, mas considera que, a partir do histórico da rede social, ela deve se manter. “O Facebook muda conforme o mercado, e às vezes o próprio mercado muda de acordo com o que vê na plataforma online. É algo que caminha junto”. Mariana comenta que as ferramentas estão sempre sendo atualizadas. “Existe a preocupação em melhorias na plataforma. Conforme os usuários e até mesmo os empreendedores vão criando necessidades, o Facebook se renova para atendê-las”.

 

Veja o vídeo gravado com os representantes do Facebook:

 

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org