Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
28 de julho de 2015

Futuro do jornalismo entra em pauta na Zero Hora

Projeto do Grupo RBS traz profissionais destacados na área para debater os rumos da profissão
Por Nicolle Timm
Foto: Divulgação

Leandro Beguoci é o convidado para o debate de estreia que acontece nesta terça-feira (28) (Foto: Divulgação)

Na segunda-feira (27), a Zero Hora deu início ao projeto Em Pauta ZH – Debates sobre Jornalismo com a abertura da exposição Imigrantes Contemporâneos: a jornada de haitianos e senegaleses no Brasil. Ao longo do ano, o jornal trará profissionais que têm se destacado pelo trabalho ou pela reflexão sobre jornalismo no país para discutir o presente e o futuro da profissão.

No debate de estreia, que ocorre nesta terça-feira (28), a partir das 19h30, no Salão Nobre do prédio corporativo do Grupo RBS, o convidado é Leandro Beguoci. O tema do encontro, mediado pelos editores Cláudia Laitano e Rodrigo Müzell e exclusivo para convidados, é Por que este é o melhor momento da história para ser jornalista?.

Os interessados em conferir a exposição de fotos de lançamento, aberta ao público, podem visitar até o dia 14 de agosto, das 8h às 20h, no saguão do prédio corporativo da RBS (Avenida Erico Veríssimo, 400). São 19 fotos feitas pelo fotógrafo Mateus Bruxel durante a reportagem Inferno na Terra Prometida, publicada pela ZH em 7 de junho deste ano.

Em entrevista publicada no caderno PrOA da Zero Hora no domingo (26), Beguoci afirma que o melhor momento para ser jornalista é agora, pois as novas tecnologias permitiram um contato mais direto com o público. Apesar de ter uma visão otimista em relação ao futuro da profissão, ele destaca os problemas que devem ser discutidos. “Há vários modelos de negócios, e não chegamos ainda a um modelo que financie esse desejo e não conseguimos fazer com que as pessoas percebam o valor daquilo que produzimos. Esse é o grande desafio”, diz.

Além disso, Beguoci acredita que seja preciso pensar em como provar que existe, no produto jornalístico, um grau de confiança ou de qualidade maior do que aquele conteúdo que pode ser encontrado em outros lugares. O jornalista é editor-chefe da F451, empresa de mídia que publica o Gizmodo Brasil e a Trivela, e colunista da Revista VIP. Para conferir a entrevista na íntegra, é possível acessar através do site.

Cláudia Laitano, editora do caderno PrOA, também se diz otimista quanto aos rumos do jornalismo. Em entrevista concedida ao Portal Eusoufamecos, ela explicou que essa é uma boa época para estar na profissão por estar sendo testemunha de uma evolução que traz ferramentas novas. “A Era da Informação traz muitas oportunidades para quem se dedica a apurar, filtrar e explicar essas informações. Nunca fomos tão lidos nem tão necessários”, comenta.

Conforme a editora, o objetivo da ação Em Pauta ZH é projetar Porto Alegre e Zero Hora como referências no debate e na reflexão sobre jornalismo no país e reafirmar o investimento em qualidade e a crença no valor que possui para a sociedade. Para ela, torna-se cada vez mais importante trocar experiências e detectar novas oportunidades, uma vez que o modelo de negócio do jornalismo tem sido desafiado pelas novas tecnologias. Cláudia considera importante veículos de comunicação discutirem sobre o assunto, pois o jornalismo está profundamente ligado à democracia. “Nada mais natural do que um grupo de comunicação assumir o protagonismo nesse debate trazendo para Porto Alegre profissionais que, de diferentes formas, têm contribuído para a reflexão e para a excelência da profissão”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org