Na oficina de Relações Públicas, a professora da Famecos Denise Pagnussatt apresentou aos calouros teoria e prática. Com a finalidade de mostrar a profissão e sua essência, ela expôs primeiramente as funções e tarefas de um RRPP no âmbito teórico. “Somos os responsáveis pela parte da pesquisa e planejamento comunicacional”, explicou.
Logo após, a educadora deu lugar a outra Denise: a diretora de planejamento da Comunicative + Ideale. Assim ela pode demonstrar todo o processo da campanha realizada pela empresa para um de seus principais clientes, a vinícola Perini. Desde a parte da pesquisa e planejamento, efetuada por profissionais de Relações Públicas, até a criação de rótulos, outdoors, spots e comerciais em geral, complementada pelos publicitários. Um perfeito trabalho de comunicação integrada.
Pagnussatt esclareceu que, para trabalhar em uma agência de comunicação, a pessoa precisará de conhecimentos em áreas diversificadas. Se não houver domínio sobre o produto, a campanha não terá o efeito desejado pelo cliente. “O mais legal, para mim, é aprender várias coisas sobre diversos segmentos. Após anos de experiência, sou especialista tanto em vinhos, como em biologia molecular e celular”, diverte-se.
Os novos famequianos garantiram que o tempo em que estiveram na sala de aula, durante o verão, aprendendo sobre Relações Públicas não foi em vão. “Após todas essas explicações, surgiram ainda mais dúvidas e interesses pela profissão”, disse Gabriela Fraga, futura RRPP.