Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
25° SET UNIVERSITÁRIO
19 de setembro de 2012

Games: a criação nas mãos de pequenas empresas

Por Fernanda Ribeiro Mazzocco

Foto: Giovanna Pozzer/ Famecos/ PUCRS

Você tem ideia de quanto tempo leva para construir um jogo de video game? Em uma conversa exclusiva na redação do site do SET, o designer Saulo Ribas contou que, dependendo do projeto, demora em média um ano e até mais. Sendo que a probabilidade de o jogo não entrar para o mercado é muito grande.

Ribas, juntamente com o jornalista de games do portal G1, Gustavo Petró, palestrou na manhã desta quarta-feira (19) sobre Como a tecnologia e os games estão transformando a comunicação. Para Ribas, o 25º SET Universitário é um evento de grandes oportunidades para trocas de experiência.

Proprietário do Farofa Studios, empresa de tecnologia digital responsável em criar games, Ribas revelou que não é um fanático pelos jogos. Ele enxerga os games como uma plataforma criativa, que não está mais somente nas mãos das grandes empresas. Atualmente, o Farofa Studios conta com 12 integrantes e está no mercado há nove meses. “Somos uma empresa pequena, mas estamos muito satisfeitos com as perspectivas e os projetos futuros”, afirmou.

O designer fica animado quando fala da filha de 12 anos, que adora tecnologia e está sempre em busca de novos jogos. É através dela que Ribas busca ideias e incentivo para inovar os projetos do Farofa Studios. “É incrível como as mulheres estão movendo o mercado de jogos. As pesquisas mostram que elas estão ultrapassando os homens no gosto pelos video game”, disse.

O objetivo do Farofa Studios é criar jogos para todas as idades, do jovem ao adulto, do sexo feminino ao masculino. A equipe trabalha com games infantis, aplicativos para a Apple e desde janeiro se empenha no projeto de um jogo para lançar, se tudo der certo, em dezembro deste ano.

Para incentivar aqueles que pretendem seguir a carreira de designer de games, Ribas alerta: “Não precisa ser conhecedor assíduo de todos os tipos de jogos. Nem precisa gostar da coisa e saber jogar. O segredo está em observar o que as pessoas estão gostando no momento e, assim, criar algo para que elas possam se divertir”.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org