Você tem ideia de quanto tempo leva para construir um jogo de video game? Em uma conversa exclusiva na redação do site do SET, o designer Saulo Ribas contou que, dependendo do projeto, demora em média um ano e até mais. Sendo que a probabilidade de o jogo não entrar para o mercado é muito grande.
Ribas, juntamente com o jornalista de games do portal G1, Gustavo Petró, palestrou na manhã desta quarta-feira (19) sobre Como a tecnologia e os games estão transformando a comunicação. Para Ribas, o 25º SET Universitário é um evento de grandes oportunidades para trocas de experiência.
Proprietário do Farofa Studios, empresa de tecnologia digital responsável em criar games, Ribas revelou que não é um fanático pelos jogos. Ele enxerga os games como uma plataforma criativa, que não está mais somente nas mãos das grandes empresas. Atualmente, o Farofa Studios conta com 12 integrantes e está no mercado há nove meses. “Somos uma empresa pequena, mas estamos muito satisfeitos com as perspectivas e os projetos futuros”, afirmou.
O designer fica animado quando fala da filha de 12 anos, que adora tecnologia e está sempre em busca de novos jogos. É através dela que Ribas busca ideias e incentivo para inovar os projetos do Farofa Studios. “É incrível como as mulheres estão movendo o mercado de jogos. As pesquisas mostram que elas estão ultrapassando os homens no gosto pelos video game”, disse.
O objetivo do Farofa Studios é criar jogos para todas as idades, do jovem ao adulto, do sexo feminino ao masculino. A equipe trabalha com games infantis, aplicativos para a Apple e desde janeiro se empenha no projeto de um jogo para lançar, se tudo der certo, em dezembro deste ano.
Para incentivar aqueles que pretendem seguir a carreira de designer de games, Ribas alerta: “Não precisa ser conhecedor assíduo de todos os tipos de jogos. Nem precisa gostar da coisa e saber jogar. O segredo está em observar o que as pessoas estão gostando no momento e, assim, criar algo para que elas possam se divertir”.