Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Tecnologia
19 de abril de 2016

Geração Y é maioria no Spotify

Professor da Famecos, Ilton Teitelbaum, avalia dados sobre o consumo do serviço
Por Márcia Tomás
Spotify

Jovens consomem música principalmente pelo celular (Foto: Bernardo Speck e Luísa Zelmanowicz)

O Spotify é um serviço de música comercial em streaming, em que usuários podem ter contas gratuitas, com faixas e anúncios intercalados, e só podem ser escutadas quando se está conectado na internet. Existe também a opção de assinatura paga, que é livre de publicidade, a qualidade de áudio é melhor e o consumidor não precisa estar conectado para utilizar o serviço.

O Spotify revelou, esta semana, alguns de seus números e hábitos de consumo ao site AdWeek, afirmando que a maioria de seus consumidores fazem parte da geração Y. Para o professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) e coordenador do Núcleo de Tendências do Espaço Experiência, Ilton Teitelbaum, isso acontece pois a geração atual ouve menos (ou não ouve) rádio, lê cada vez menos revistas e compartilha tudo que gosta pelas redes sociais. “Em épocas de pouco tempo, para gente que vive no eixo casa-trabalho-estudo, sobra pouco tempo para montar seleções musicais ou programar o estilo do dia. E aí o streaming acaba cumprindo esta função”, complementa.

Os dados apontam que 67,2% dos jovens escutam música através do smartphone e o horário em que mais utilizam o serviço é a noite, 22h e 23h, o que significa que essa geração acorda e dorme mais tarde que as anteriores. Segundo as informações reveladas ao AdWeek, a geração Y escuta mais música, por mais tempo e em vários lugares. De acordo com o professor Teitelbaum, o consumo de música através do celular se deve pois a geração Y tem uma noção de tempo muito comprimida e tudo deve estar ao alcance das mãos. “O lazer e o trabalho, muitas vezes, ocorrem simultaneamente o que acaba fazendo do celular a central multimídia do dia a dia. Por isso, estes dispositivos acabam sendo computador, relógio, máquina fotográfica, meio de comunicação com outras pessoas e, claro, plataforma para consumo de conteúdos em texto, vídeo e áudio. Ou seja, é a convergência digital consumada”, finaliza ele.

O aplicativo foi lançado em outubro de 2008 e já conta com mais de 100 milhões de assinantes no mundo todo, principalmente na Europa e na América.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org