Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Teccine
18 de setembro de 2017

Gerbase promove sessão e debate sobre “Bio”

Após exibição especial, presentes conversaram com Carlos Gerbase, Bernardo Zortea, Fernando Efron e Augusto Stern
Por Jeferson Renan da Silva

O filme recebeu três prêmios no 45º Festival de Cinema de Gramado e foi exibido aos alunos do PPGCOM e do TECCINE na última sexta-feira no auditório da faculdade. Foto: Vinicius Silveira/Famecos/PUCRS.

O auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu, na última sexta-feira (15), uma exibição especial do filme BIO. A sessão fechada contou com a presença de professores da Faculdade, além de alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do TECCINE. Após assistirem ao longa-metragem, os presentes puderam debater sobre o filme com o roteirista e diretor, Carlos Gerbase, o diretor de arte, Bernardo Zortea, e os responsáveis pelo design de som, Fernando Efron e Augusto Stern, da Bunker Sound Design.

O filme foi premiado com três kikitos no 45° Festival de Cinema de Gramado, nas categorias de melhor desenho de som, melhor filme e no prêmio especial do júri. Trata-se de um falso documentário sobre um biólogo que nasce no final dos anos 50 e vive até 2070. Sua biografia é contada por 39 personagens que compartilharam os momentos mais importantes de sua trajetória como filho, marido, pai e cientista.

Sobre a proposta do filme, Gerbase disse que o modelo de entrevista sempre o fascinou e BIO foi a forma que ele encontrou de trazer para o mundo ficcional as coisas legais dos depoimentos. A ideia que deu origem a BIO surgiu em 2011 e era sobre “um homem que não conseguia mentir por um problema cerebral”.

Para Zortea, “Bio é uma viagem alucinógena”. Sobre o trabalho na direção de arte, ele comenta que tiveram de trabalhar com um orçamento pequeno, gravando em 2 cenários diferentes por dia. Mas lembra que foi um “triângulo incrível entre ele, Guilherme Polidoro e Gerbase”, referindo-se ao trabalho entre a direção de arte, direção de fotografia e direção. “Éramos três pessoas querendo criar algo que fizesse despertar em cada um que assistisse algo  legal ou triste”, relatou.

Stern disse que foi um desafio fazer o filme porque tudo precisava encaixar entre texto, áudio e efeitos. “Tivemos que buscar um equilíbrio bem singular”. Stern complementou dizendo que foi o projeto mais legal que produziram no estúdio pela variedade das trilhas, pela variedade dos problemas que tiveram de resolver. Efron disse que eles procuraram por um resultado diferente e tiveram de cuidar para não dar muitas dicas sobre o personagem. “A proposta de gravar em estúdio parece tecnicamente mais fácil porque permitiu que rodassem o filme com mais tranquilidade do que acontece em outras produções, mas na pós-produção tivemos de ambientar sem parecer ser fake“, complementa.

Gerbase relatou que durante as gravações, após finalizada a parte do roteiro, aproveitaram o bom trabalho da direção de arte e fotografia e filmaram vários detalhes da cena que poderiam usar na pós-produção. Também gravaram os atores improvisando uma despedindo do personagem. “Quando nós terminamos de gravar e vimos todo o material, eu disse para o Milton que gostaria de testar algo e com as cenas dos atores se despedindo nós montamos o epílogo. E as cenas que tinham sido gravadas para o epílogo foram colocadas durante o filme.

Sobre a relação do cinema e a universidade, Gerbase contou que muito de seus filmes surgiram do convívio com outras pessoas na universidade. “Se ela me absorve, eu tento pegar coisas para a minha vida fora dela”.  Ele também disse que a equipe do filme foi composta por 13 ex-alunos da Famecos. “Isso também é muito bom, a gente conhece gente aqui que acabam virando parceiros fora”, concluiu Gerbase.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org