Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
6 de outubro de 2017

Gerdau é a convidada do semestre para Pesquisas de Tendências

Atividade aproxima a disciplina de Tendências de Comportamento e Mercado em Publicidade e a empresa
Por Victor Eduardo Siviero Alves

Maiara participou da etapa inicial do trabalho da disciplina Tendências de Comportamento e Mercado em Publicidade (Foto: Lenara Pothin)

A etapa inicial do trabalho prático da disciplina Tendências de Comportamento e Mercado em Publicidade, do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, aconteceu na última quarta-feira (4). Os estudantes, acompanhados pelos professores Cláudia Bromirsky Trindade, Gabriela Kurtz e André D’Angelo, receberam Maiara Ferreira da Silva, especialista em relações humanas da empresa Gerdau, indústria do aço, para iniciar as pesquisas de tendências comportamentais.

A atividade consiste no desenvolvimento de um projeto sobre tendências comportamentais para uma marca com condições de absorver os resultados apresentados e possibilitar aplicação em projetos futuros. A união entre empresa e universidade é vista como um movimento coerente, segundo Maiara, já que a Gerdau passa por um processo recente de transformação. “O que mais queremos é contar com pessoas que trazem diversidade e um olhar diferente”, avalia a funcionária entusiasmada com a expectativa de aproximar a perspectiva de inovação para dentro dos processos da instituição. Para ela, a intenção é que os alunos consigam propor soluções “fora da caixa”, mas, ao mesmo tempo, viáveis o suficiente para serem implementadas no futuro. “A gente quer ver as coisas acontecendo de fato, não apenas como um protótipo”, defende.

Agora, os estudantes, orientados pelos professores, desenvolvem as pesquisas para posterior apresentação dos resultados à Gerdau. Maiara alerta que os projetos devem ser levados adiante pela marca, graças à cultura que está sendo aplicada. Ela revela, ainda, que a Gerdau atualmente não conta com um departamento exclusivo para a inovação, mas a desenvolve em qualquer processo ocorrido dentro da instituição. “Do estagiário até o gestor. Alguém experiente a mais tempo ou alguém que mudou recentemente. Todos estão aptos a ajudar. Às vezes, as pessoas que são mais novas são as que têm propostas mais disruptivas e que dão certo mais rápido a ponto de mudar o futuro da empresa”, conclui.

A professora Cláudia afirma que a intenção de prospectar uma empresa que não atua junto ao consumidor final, como é o caso da Gerdau,  traz um desafio para a disciplina e indica a importância da pesquisa de tendências comportamentais para diferentes áreas. A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas, uma das principais fornecedoras de aços longos especiais e maior fornecedora para a indústria automobilística no mundo.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org