Maiara participou da etapa inicial do trabalho da disciplina Tendências de Comportamento e Mercado em Publicidade (Foto: Lenara Pothin)
A etapa inicial do trabalho prático da disciplina Tendências de Comportamento e Mercado em Publicidade, do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, aconteceu na última quarta-feira (4). Os estudantes, acompanhados pelos professores Cláudia Bromirsky Trindade, Gabriela Kurtz e André D’Angelo, receberam Maiara Ferreira da Silva, especialista em relações humanas da empresa Gerdau, indústria do aço, para iniciar as pesquisas de tendências comportamentais.
A atividade consiste no desenvolvimento de um projeto sobre tendências comportamentais para uma marca com condições de absorver os resultados apresentados e possibilitar aplicação em projetos futuros. A união entre empresa e universidade é vista como um movimento coerente, segundo Maiara, já que a Gerdau passa por um processo recente de transformação. “O que mais queremos é contar com pessoas que trazem diversidade e um olhar diferente”, avalia a funcionária entusiasmada com a expectativa de aproximar a perspectiva de inovação para dentro dos processos da instituição. Para ela, a intenção é que os alunos consigam propor soluções “fora da caixa”, mas, ao mesmo tempo, viáveis o suficiente para serem implementadas no futuro. “A gente quer ver as coisas acontecendo de fato, não apenas como um protótipo”, defende.
Agora, os estudantes, orientados pelos professores, desenvolvem as pesquisas para posterior apresentação dos resultados à Gerdau. Maiara alerta que os projetos devem ser levados adiante pela marca, graças à cultura que está sendo aplicada. Ela revela, ainda, que a Gerdau atualmente não conta com um departamento exclusivo para a inovação, mas a desenvolve em qualquer processo ocorrido dentro da instituição. “Do estagiário até o gestor. Alguém experiente a mais tempo ou alguém que mudou recentemente. Todos estão aptos a ajudar. Às vezes, as pessoas que são mais novas são as que têm propostas mais disruptivas e que dão certo mais rápido a ponto de mudar o futuro da empresa”, conclui.
A professora Cláudia afirma que a intenção de prospectar uma empresa que não atua junto ao consumidor final, como é o caso da Gerdau, traz um desafio para a disciplina e indica a importância da pesquisa de tendências comportamentais para diferentes áreas. A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas, uma das principais fornecedoras de aços longos especiais e maior fornecedora para a indústria automobilística no mundo.