Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
19 de novembro de 2015

Gilles Lipovetsky recebe título no último dia do XIII Seicom

Seminário encerra na noite desta quinta-feira (19) com palestra do francês
Por Bárbara Debeluck
O vice-reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira, e o diretor da Famecos, João Guilherme Barone, participaram da entrega do título de Doutor Honoris Causa ao filósofo francês Gilles Lipovetsky (Foto: Luísa Zelmanowicz)

O vice-reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira entregou o título de Doutor Honoris Causa a Gilles Lipovetsky (Foto: Luísa Zelmanowicz)

O último dia do XIII Seminário Internacional da Comunicação (Seicom), nesta quinta-feira (19) foi marcado pela entrega do título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS ao filósofo francês Gilles Lipovetsky, justamente o último palestrante do encontro, a partir das 19h30, no prédio 40. Pela manhã  ocorreu a palestra com Philippe Joron (Université Paul-Valéry Montpellier 3) e Moisés Martins (Universidade de Minho, Portugal), tendo como coordenador o professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Antonio Hohlfeldt.

O evento de titulação para Lipovetsky foi realizado no Auditório do Prédio 9, tendo o professor Cleiton Tambellini Borges como cerimonialista. O responsável pelo discurso em nome do conselho universitário foi o professor da Famecos Juremir Machado da Silva. Ele conta que Lipovetsky veio diversas vezes a Porto Alegre, inclusive para eventos realizados pela PUCRS. “Em todas as ocasiões vi nele seriedade, empatia e gosto por estar aqui”, afirmou. Ele justifica o título pelo conjunto das obras do francês. “Se não tivessem elas, somente a última bastaria”, numa referência ao livro Da Leveza, lançado em janeiro.

Após receber o título de Doutor Honoris Causa do vice-reitor, Ir. Evilázio Teixeira, o filósofo iniciou sua fala demonstrando a imensa honra que sentia, considerando um momento intenso na vida de um intelectual. Sobre o evento, lembrou ser uma tradição que precisa ser mantida. “Vejo a cerimônia como um convite a busca de reflexão”. Lipovetsky revelou se sentir tocado, pois recebeu a denominação por uma universidade. “Sei que a proposta veio da área da Comunicação, mas foi algo que precisou ser aprovado por todos”. Ele finalizou seu discurso agradecendo a todos os presentes na cerimônia. “Vocês estão me encorajando neste caminho”.

O Ir. Evilázio Teixeira, em nome do reitor, Ir. Joaquim Clotet, agradeceu o francês por aceitar receber a designação e considera-o um dos grandes pensadores da hipermodernidade. “Com suas obras, ele fez uma valiosa contribuição na formação de nossos alunos e professores”.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org