Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
30 de setembro de 2013

Glênio Póvoas

(Foto: Ágatha Pedotte)

(Foto: Ágatha Pedotte)

Glênio Póvoas conheceu o cinema ainda criança, apresentado por seu pai, em Rio Grande. Sentia que a comunicação era uma vocação. Resolveu seguir para o Jornalismo, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Mas a sétima arte nunca saiu da cabeça. Após um semestre cursado na Zona Sul do Estado, se mudou para Porto Alegre e entrou no curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS , onde teve contato com a disciplina de Cinema.

Em 1984, já formado, o jornalista passou por períodos difíceis, quando trabalhou como garçom. Logo foi trabalhar no Jornal do CREA-RS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul) para o qual escrevia matérias institucionais e ganhou experiência. Mas foi no Diário do Sul, jornal do grupo Gazeta Mercantil, que Póvoas finalmente juntou o lazer com o trabalho e começou a escrever sobre cultura.

Paralelamente, começou a trabalhar como professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Em 1994, conseguiu uma oportunidade de realizar um mestrado na Universidade de São Paulo (USP), onde ficou por dois anos e meio estudando análise de cinema. Ainda na capital paulista, Póvoas trabalhou como professor na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

De volta ao Rio Grande do Sul, retomou o cargo de professor na Unisinos e assumiu uma turma do curso de Cinema na Famecos. E não saiu mais dos corredores da faculdade onde se formou. Além de dar aulas,participou de diversas produções audiovisuais, como filmes, minisséries, curtas. Atualmente, chega a participar da produção de 15 filmes por semestre, junto com suas turmas.

Em sua vida profissional, cruzou com um tema que se tornou uma obsessão: a dança. Particularmente a coreógrafa alemã Pina Bausch, que tomou sua atenção e se tornou foco de seus estudos. Sua busca por conhecimento sobre o tema acabou reunindo duas paixões: viagem e pesquisa. Na Europa, o professor visitou os lugares por onde passou a companhia de dança na qual Pina fazia parte.

O trabalho e o lazer andam juntos na vida do sempre curioso professor saído de Rio Grande. Ele pretende se aprofundar ainda mais no universo da dança e viajar.  Sempre buscando aprender mais.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org