Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Notícias
26 de março de 2014

Golpe de 64 é contado em 140 caracteres

Os fatos que antecederam a data já começaram a ser noticiados no perfil @golpe1964
Por Bruno Sant'Anna
Vitor Rypl teve orientação dos professores Canatta (C) e Träsel(Foto: Pedro Scott)

Victor Rypl teve orientação dos professores Canatta (C) e Träsel
(Foto: Pedro Scott)

Um aluno da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e dois de seus professoras encontraram uma forma de usar as novas tecnologias para recriar os momentos que antecederam o golpe militar de 1964. Utilizando os 140 caracteres do Twitter, o aluno Victor Rypl, coordenado pelos professores Marcelo Träsel e Fábio Canatta, desenvolveram uma linha do tempo com manchetes e acontecimentos que marcaram os dias finais de março de 1964, antes e durante o golpe de Estado que encerrou o governo do então presidente João Goulart. O objetivo foi recriar o roteiro dos fatos, como se estivessem acontecendo em 2014 para as antigas e atuais gerações.

“Queremos que pessoas fiquem sabendo o que ocorreu nos dias que antecederam o golpe de 64”, diz Canatta. Com menos de duas semanas de existência, o perfil (@golpe1964) já possui quase dois mil seguidores e está sendo atualizado desde o dia 13 de março, quando o presidente João Goulart compareceu ao Comício das Reformas na Praça da República, Rio de Janeiro, e dia 24, sobre os jornais acusando o presidente de cercar a liberdade de imprensa.
Entre os dias 31 de março e 1 de abril, o perfil @golpe1964 irá postar a sequência dos últimos instantes do golpe, como um minuto a minuto.
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org