Notícias
26 de março de 2014
Golpe de 64 é contado em 140 caracteres
Os fatos que antecederam a data já começaram a ser noticiados no perfil @golpe1964
Por Bruno Sant'Anna

Victor Rypl teve orientação dos professores Canatta (C) e Träsel
(Foto: Pedro Scott)
Um aluno da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e dois de seus professoras encontraram uma forma de usar as novas tecnologias para recriar os momentos que antecederam o golpe militar de 1964. Utilizando os 140 caracteres do Twitter, o aluno Victor Rypl, coordenado pelos professores Marcelo Träsel e Fábio Canatta, desenvolveram uma linha do tempo com manchetes e acontecimentos que marcaram os dias finais de março de 1964, antes e durante o golpe de Estado que encerrou o governo do então presidente João Goulart. O objetivo foi recriar o roteiro dos fatos, como se estivessem acontecendo em 2014 para as antigas e atuais gerações.
“Queremos que pessoas fiquem sabendo o que ocorreu nos dias que antecederam o golpe de 64”, diz Canatta. Com menos de duas semanas de existência, o perfil (@golpe1964) já possui quase dois mil seguidores e está sendo atualizado desde o dia 13 de março, quando o presidente João Goulart compareceu ao Comício das Reformas na Praça da República, Rio de Janeiro, e dia 24, sobre os jornais acusando o presidente de cercar a liberdade de imprensa.
Entre os dias 31 de março e 1 de abril, o perfil @golpe1964 irá postar a sequência dos últimos instantes do golpe, como um minuto a minuto.