O Google está desenvolvendo um projeto gratuito chamado App Makeover. O objetivo é selecionar cinco aplicativos criados por brasileiros e, com ajuda de especialistas do Google, submetê-los a um processo de reformulação. A ideia do projeto é estimular as startups digitais no Brasil e apresentar aos desenvolvedores boas práticas para a criação de um aplicativo com qualidade e relevância global.
Para concorrer a uma das vagas é necessário que o aplicativo seja desenvolvido em português, para a plataforma Android e que esteja de acordo com as políticas do Google Play. Se o proprietário for pessoa física, necessita ser maior de 18 anos e residente no Brasil. A pessoa jurídica deve ser devidamente constituída e com sede no país. O último requisito é que o aplicativo tenha data de lançamento até junho de 2015.
No ato da inscrição, que encerra dia 2 de agosto, é necessário preencher uma ficha e enviar o link de um vídeo que responda a seguinte pergunta: “Por que o seu aplicativo merece participar do projeto App Makeover?”. A gravação deve ter no máximo dois minutos e ser simples e objetiva. Neste momento, participantes reconhecem ter lido e aceitado os termos do regulamento e a Política de Privacidade do Google. Uma comissão julgadora formada por especialistas do Google e profissionais da área será responsável por analisar e selecionar os cinco aplicativos que irão participar do projeto.
Os grupos escolhidos para o App Makeover receberão, por mais de um mês, consultorias personalizadas em diversas áreas, como desenvolvimento, design de experiência do usuário, mensuração de desempenho e modelo de negócios com experts do Google. Ao final, os participantes devem lançar uma nova versão do aplicativo utilizando as lições aprendidas durante o App Makeover. Os treinamentos presenciais serão realizados no escritório da companhia, em São Paulo. Os selecionados que moram fora desta localidade devem custear as despesas de transporte e hospedagem.