Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
14 de maio de 2015

Google divulga pesquisa sobre mercado de cinema

Mais de 70% do público brasileiro faz busca online para escolher um filme
Por Gabriela Lorenzon
Foto: Edissa Waldow/Famecos/PUCRS

Foto: Edissa Waldow/Famecos/PUCRS

A Revista Exame publicou um estudo do Google Brasil trazendo novos dados sobre a relação entre a internet e a indústria cinematográfica brasileira. No país, com mais de 100 milhões de internautas, os números revelam que o planejamento para ir ao cinema pode começar na web. A pesquisa indica, por exemplo, que 74% do público faz pesquisas online para escolher um filme, e 50% ouve falar sobre um filme pela primeira vez através da internet .

Segundo o Google, 75% das pessoas que decidem ir ao cinema não sabem o que assistir, apenas 25% vão ao local com o filme selecionado. A porcentagem de entrevistados que ouviram falar pela primeira vez do lançamento de uma película na internet é de 50, 46% alegam ter escutado na televisão. Outro dado interessante é sobre o You Tube: mais de 60% das buscas por trailers acontecem no site. Em 2014, os brasileiros assistiram, em trailers no canal, o equivalente a 234 anos. Os dados podem trazer novidade para o mercado cinematográfico e incentivar novas estratégias de divulgação.

Para o coordenador do Curso de Produção Audiovisual da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS,  Fabiano Grendene de Souza, esses dados revelam apenas o comportamento do consumidor de filmes mais populares e comerciais. “Isso retrata o consumidor de blockbuster. As produções nacionais, como as da Globo, estão muito bem. Esses números não representam o comportamento do consumidor de cinema alternativo, pois algumas ações de marketing na internet não fazem esses filmes transcenderem do gueto no qual eles estão. Quem procura trailer no You Tube muita vezes está atrás de novidade, não de cultura”. Para o professor, o boca a boca e a divulgação em redes sociais são mais eficientes, dependendo do tipo de filme, pois influenciam mais a forma de pensar do consumidor.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org