Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Design
19 de dezembro de 2016

Greenery é a cor do ano de 2017

Instituto Pantone divulgou o tom escolhido para o próximo ano
Por Jeferson Renan da Silva
Foto: Divulgação

O verde Greenery simboliza oxigenação e novos começos (Foto: Divulgação)

Anualmente, a Pantone divulga a cor do ano. Para 2017, a escolhida foi o Greenery, um tom de amarelo-esverdeado, que evoca os primeiros dias da primavera e simboliza novos começos. A escolha da cor acontece após várias pesquisas realizadas pelos departamentos responsáveis. Os pesquisadores consideram movimentos e acontecimentos que possam influenciar o comportamento e a cultura das pessoas.

A professora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Danusa Oliveira, acredita ser válido o retorno de um tom verde como inspiração e tendência. “Talvez esse seja um pequeno e sutil lembrete de que vivemos um momento em que é realmente necessário maior equilíbrio e paz”. Ela explica que o processo de escolha é um trabalho de muita observação, além de envolver uma pesquisa quantitativa. Acredita, ainda, na influência da indicação em diferentes áreas.

Sobre a escolha, Danusa comenta que ele reforça a imagem de esperança, renovação, faz parte da natureza em diferentes tons e desperta a sensação de paz. “O argumento utilizado (de oxigenação e recomeço) reforça a atenção que a Pantone teve quanto às questões que estão envolvendo o mundo, tanto políticas, econômicas e sociais.”

Para ela, o impacto da escolha da cor vai desde a sua aplicação e desdobramento em diferentes elementos, principalmente, no universo da moda, da arquitetura e do design. “Também influencia e inspira o comportamento diário das pessoas ao verem e perceberem que a cor verde aparece com maior frequência na sua rotina, mesmo que por meio de produtos, pois cor é mensagem e ajuda a despertar sensações”, afirma Danusa.

Desde a sua fundação, em 1963, por Lawrence Herbert, até os dias de hoje, a marca Pantone continua a desenvolver cores para uma variedade de indústrias. Além disso, adota novas tecnologias digitais para atender às necessidades dos profissionais de design e produção. Sua sede está localizada em Carlstadt, nos Estados Unidos.

 

Confira o vídeo divulgado que anunciou a cor do ano:

 

Tag(s) da matéria: , , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org