Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
DIVERSIDADE
8 de setembro de 2014

Grupo Gênero Mídia e Sexualidade é lançado nesta terça-feira

Iniciativa independente busca novas abordagens sobre comunidade LGBT na mídia
Por Rossana Ruschel
Foto: Maia Rubim

Foto: Maia Rubim

Formado por jornalistas, ativistas de movimentos sociais, professores universitários e produtores culturais envolvidos na luta pelo respeito à comunidade LGBT, o grupo de ação e debate Gênero Mídia e Sexualidade (Gemis) tem seu lançamento oficial marcado para esta terça-feira (9). O evento, que tem entrada gratuita, acontece no Museu de Direitos Humanos da América Latina (Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega, Porto Alegre), às 18h30min.

Durante o lançamento, que marca a inauguração de um espaço aberto para o diálogo com jornalistas de diferentes plataformas e editorias, está prevista uma palestra ministrada por dois especialistas em gênero: a antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Fabíola Rohden, com pesquisas na relações de gênero, corpo, sexualidade, saúde, ciência e história da medicina no Brasil, e o juiz federal e professor do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) Roger Raupp Rios, pesquisador em direitos humanos, fundamentais, antidiscriminatórios, sexuais e relativos à saúde. Para o palestrante Rios, “a construção da democracia se dá em diversas esferas, não só a partir do fator estatal, mas também por meio da sociedade civil”. Segundo ele, “na sociedade contemporânea é necessário esse tipo de debate, sobre o qual incide tradição conservadora, o que faz com que a existência de grupos como o Gemis seja necessária”.
O lançamento busca também apresentar as propostas do Gemis para a desconstrução do preconceito ainda existente no discurso dos veículos de comunicação. “O objetivo principal do Gemis é agir e debater, além de analisar a construção das narrativas jornalísticas e o que elas produzem”, afirma Fernanda Nascimento, uma das fundadoras do grupo. Para ela, “a discussão de gênero e sexualidade ocorre a partir de uma reflexão que encara o jornalista como um formador de opinião”.
Em vigor extraoficialmente desde abril deste ano, a iniciativa também propõe uma interlocução educativa junto a jornalistas e estudantes da área. Mais informações sobre o lançamento podem ser encontradas na página do Gemis no Facebook.
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org