DIVERSIDADE
8 de setembro de 2014
Grupo Gênero Mídia e Sexualidade é lançado nesta terça-feira
Iniciativa independente busca novas abordagens sobre comunidade LGBT na mídia
Por Rossana Ruschel

Foto: Maia Rubim
Formado por jornalistas, ativistas de movimentos sociais, professores universitários e produtores culturais envolvidos na luta pelo respeito à comunidade LGBT, o grupo de ação e debate Gênero Mídia e Sexualidade (Gemis) tem seu lançamento oficial marcado para esta terça-feira (9). O evento, que tem entrada gratuita, acontece no Museu de Direitos Humanos da América Latina (Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega, Porto Alegre), às 18h30min.
Durante o lançamento, que marca a inauguração de um espaço aberto para o diálogo com jornalistas de diferentes plataformas e editorias, está prevista uma palestra ministrada por dois especialistas em gênero: a antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Fabíola Rohden, com pesquisas na relações de gênero, corpo, sexualidade, saúde, ciência e história da medicina no Brasil, e o juiz federal e professor do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) Roger Raupp Rios, pesquisador em direitos humanos, fundamentais, antidiscriminatórios, sexuais e relativos à saúde. Para o palestrante Rios, “a construção da democracia se dá em diversas esferas, não só a partir do fator estatal, mas também por meio da sociedade civil”. Segundo ele, “na sociedade contemporânea é necessário esse tipo de debate, sobre o qual incide tradição conservadora, o que faz com que a existência de grupos como o Gemis seja necessária”.
O lançamento busca também apresentar as propostas do Gemis para a desconstrução do preconceito ainda existente no discurso dos veículos de comunicação. “O objetivo principal do Gemis é agir e debater, além de analisar a construção das narrativas jornalísticas e o que elas produzem”, afirma Fernanda Nascimento, uma das fundadoras do grupo. Para ela, “a discussão de gênero e sexualidade ocorre a partir de uma reflexão que encara o jornalista como um formador de opinião”.
Em vigor extraoficialmente desde abril deste ano, a iniciativa também propõe uma interlocução educativa junto a jornalistas e estudantes da área. Mais informações sobre o lançamento podem ser encontradas na página do
Gemis no Facebook.