O Espaço Experiência – agência experimental da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) – participou, na última terça-feira (14), do 4º Colóquio de Agências Experimentais. O encontro, realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF), reuniu participantes de seis instituições do Rio Grande do Sul, em um dia de debates sobre o papel das agências experimentais no processo de formação dos estudantes de comunicação. Em meio às discussões, ocorreu o conrcurso acadêmico Desafio Colóquio, que teve como vencedor o grupo liderado por Giovanni Richetti, aluno do 3º semestre de Publicidade e Propaganda na Famecos.
Em sua primeira edição, o Desafio Colóquio buscou integrar os participantes de diferentes instituições e promover a troca de experiências, ideias e vivências. Para isso, propôs a formação de três grupos, compostos por cinco estudantes de instituições distintas. Todos deveriam trabalhar no desenvolvimento de uma campanha de comunicação para o evento “Jornight” (que acontece durante as noites da Jornada Nacional de Literatura, na UPF). O principal objetivo era produzir uma campanha utilizando vídeo promocional, slogan, estratégias e táticas de promoção do evento para atrair os jovens a participar do evento literário.
Todos os grupos tiveram entre 9h e 16h30min para desenvolver o trabalho e, em seguida, foram avaliados pela equipe organizadora. Os vencedores foram Giovanni Richetti (PUCRS), Pricila Steffenis (Unisc), Carlos Pivetta (Unisinos), Maryana Rodrigues (UPF) e Carolina Kehel (Univates). Com a campanha “Não abandone seus livros, eles podem te surpreender” e o slogan “Surpreenda-se”, os estudantes desenvolveram um vídeo e duas propostas de ações de divulgação, que envolviam livros e a capacidade de ainda surpreender os jovens, em uma época em que a tecnologia atrai as atenções da maioria.
Além de Giovanni, os alunos Carolina Noll, Paula Oliveira e Lucas Menegotto, e os professores Rogério Fraga e Márcia Christófoli, também integraram a equipe que representou a Famecos no encontro.